quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS XIX - Painéis do Grau de Aprendiz (Simbólico e Alegórico) e Escada de Jacó.

O que representa o Painel da loja de Aprendiz?

“O painel do Grau de Aprendiz reflete, em seu simbolismo, os rudimentos constitutivos da filosofia maçônica de aperfeiçoamento moral do ser Humano e aponta ao Aprendiz o caminho a ser trilhado no primeiro estágio de sua infância, através do trabalho, da observação, da eliminação de seus defeitos e vaidades, até a consecução do domínio de si mesmo.”

“No Painel estão condensados todos os símbolos e alegorias que se fazem mister para a compreensão de transmutação da matéria prima bruta em matéria elaborada, objetivo do aprendizado do iniciado."

Quantos tipos de painéis existem?

Na maçonaria simbólica temos dois o painel simbólico e o painel alegórico, sendo que cada Grau tem os seus próprios painéis.

Explique o Painel de Aprendiz: Simbólico e Alegórico?

O Painel da Loja de Aprendiz, simbolicamente representa três grandes colunas, denominadas Sabedoria, Força e Beleza, representando o Templo de Salomão. Alegoricamente significa o trabalho em cima da Pedra Bruta, desbastando-a até que seja transformada em Pedra Polida.

PAINEL SIMBÓLICO: É o conjunto de símbolos, joias e alegorias do grau.

PAINEL ALEGÓRICO: O painel alegórico é mais sugestivo e é também conhecido por “tábua de traçar”

Todos os três Graus Simbólicos têm, cada um dos painéis. Um é simbólico, com o nome de Painel do Grau de Aprendiz, Companheiro ou Mestre, colocado no Ocidente. O outro é alegórico, com o nome de Painel da Loja de Aprendiz, Companheiro ou Mestre, devendo ser apresentado quando for dada a Instrução explicativa sobre ele. A diferença principal entre os dois Painéis está em que, no Painel do Grau, estão nele figurando os símbolos ornamentais, as Joias fixas e móveis, ao passo que, no Painel da Loja, os símbolos nele refletidos são alegóricos e constituem-se em objeto específico das Instruções. Assim e p. ex., na Primeira Instrução de Aprendiz, o que nela se objetiva é a explicação do Painel Alegórico da Loja de Aprendiz, e não o Painel Simbólico desse Grau.

Qual o nome dado e que representa a escada existente no Painel Alegórico do Grau?

É a Escada de Jacó e representa a Fé, a Esperança e a Caridade.

O que é a ESCADA DE JACÓ?

É o caminho do céu. A escada de Jacó sugere como alegoria o verdadeiro caminho iniciático da perfeição.

Escada de Jacó e Escada em Caracol é a mesma coisa?

Não conforme PILULA MAÇÔNICA Nº 79 temos que:
Apesar das duas serem Símbolos Maçônicos, e se tratar de escadas, na verdade, são bem distintos um do outro.
A Escada de Jacó é um Símbolo Iniciático, com forte caráter religioso, é usadas em outras Ordens, inclusive religiosas. A Maçonaria, apesar de não ser uma religião, a utiliza na Simbologia, para transmitir seus ensinamentos.
Ela se se origina na Bíblia, referindo-se ao sonho que Jacó, filho de Isaac e de Rebeca e irmão de Esaú, teve um dia, no campo. Lá diz que, Jacó temendo a cólera de seu pai, pois havia comprado os direitos de primogênito de Esaú, seu irmão, fugiu para a Mesopotâmia. No caminho, em Betel, enquanto dormia com a cabeça apoiada numa pedra, sonhou com uma escada fixa na terra e a outra extremidade tocando o céu. Por ela os anjos subiam e desciam e ele ouvia Deus dizendo que sua descendência seria extremamente numerosa. Obviamente, podem-se dar inúmeras interpretações a esse sonho. Vai depender somente da nossa imaginação.
A interpretação que a Maçonaria dá para essa lenda é de que o conhecimento de todas as coisas é adquirido de forma gradual, como se estivéssemos subindo uma escada, degrau por degrau. Aparentemente isso parece ser fácil, mas não é. Exige sacrifícios, constância e persistência. Aliás, pensar que tudo é fácil, é uma característica do ser humano. Uma vez eu ouvi em Loja que fazer uma pirâmide, como as dos Egito é muito simples... só precisa colocar as pedras uma em cima das outras. Realmente muito simples!
Conforme Nicola Aslan (Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria), esse símbolo está contido no painel do Grau de Aprendiz, com sete degraus, representando as sete virtudes cardeais: Temperança, Fortaleza da alma, Prudência, Justiça, Fé, Esperança e Caridade. Ë comum, pois, depois da Iniciação, dizer-se que o Aprendiz subiu o primeiro degrau da Escada de Jacó, ou seja, deu o primeiro passo no caminho de seu aperfeiçoamento moral.
A Escada em Caracol, como o próprio nome diz, é uma escada em espiral, e é o Símbolo do Companheiro. No Grau de Companheiro é onde o Obreiro adquire o máximo de conhecimentos, e isso é típico desse grau, preparando-se para entrar no Grau de Mestre. Simbolicamente, nesse grau, ele deve girar em torno de si, absorvendo tudo a sua volta e atingindo, além disso, níveis superiores, cada vez mais aperfeiçoados. Assim, ao atingir o Grau de Mestre que é o esplendor da sua carreira maçônica, o Obreiro poderá começar a transmitir seus conhecimentos adquiridos, ou iluminar, clarear, a mente dos novos Aprendizes e de todos com os quais convive. Ser Mestre Maçom não é ser o dono da Verdade! Mas é ser dono da própria vontade e buscá-la, sem esmorecer e mostra-la ao mundo. M.'.I.'. Alfério Di Giaimo Neto

Que símbolos aparecem na Escada de Jacó?

A cruz, a âncora e o cálice.

O que representa a Cruz no Início da Escada de Jacó?

A Cruz representa a Fé. Cada um deve levar a sua Cruz em sua subida em busca de perfeição. A parte vertical da Cruz simboliza a ascensão espiritual que devemos sempre almejar, a parte horizontal é o símbolo dos obstáculos que todos enfrentamos em nossa jornada, eles são difíceis de superá-los, parecem intransponíveis em algumas ocasiões, causam muitas vezes desânimo, e muitos desistem no meio do caminho. A Cruz simboliza a união de quatro esquadros com seus ângulos retos.

O que representa a Âncora, aproximadamente no meio da Escada de Jacó?

A Âncora representa a Esperança. Quando passamos por momentos difíceis e aflitivos, quando nada parece dar certo, quando enfrentamos mares turbulentos em nossas vidas, devemos lançar a Âncora para ficarmos fixos e não sermos arrastados pelas más correntes. Possuindo Fé, teremos Esperança de dias melhores.

O que representa o Cálice na Escada de Jacó? 

A Taça representa a Caridade. Das três virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), sem dúvida, como diz o Apóstolo, a maior delas é a Caridade. Em nossa busca de aperfeiçoamento, temos o dever de praticar a Caridade; no auxílio daqueles que tropeçam e caem pelo caminho, dando-lhes a mão que servirá de apoio para que se levantem, assim como certamente muitos já o fizeram conosco. A Caridade consiste em socorrer os débeis, os desvalidos, aqueles que não estão conseguindo carregar a sua Cruz.

O que representam os degraus dessa escada?                     

Cada degrau representa uma das Virtudes exigidas ao Maçom para caminhar em busca da perfeição moral.

O caminho para atingir a Perfeição é representado pela Escada de Jacó: Quantos são os degraus dessa escada?

Inicialmente a Escada de Jacó era representada por 3 degraus, correspondente aos 3 graus da Maçonaria Simbólica. Posteriormente por 7 degraus (como os há no Templo) representando as 7 Virtudes necessárias para atingir o grau de perfeição moral. Atualmente e representada por um número não especificado de degraus, demonstrando que o caminho é longo, pesado e infinito.

No Rito Escocês Antigo e Aceito, a Escada teria 33 degraus, correspondendo cada degrau a um Grau Maçônico. Na Loja Simbólica são 3 (três) e nas Lojas Filosóficas são mais 30 (trinta) perfazendo o total de 33 (trinta e três) degraus. Existem divergências entre autores e ritos, vários utilizam 7 degraus, visto o sete ser um número místico.

O que simboliza a estrela de sete pontas que encima a Escada de Jacó?

Simboliza as setes principais direções em que, lentamente, se move toda vida até entrar em harmonia com a vontade do Grande Arquiteto do Universo.

O que há de conhecido no mundo profano na Escada de Jacó? E o que representam?

É o caminho para atingir o Reino do Céu ou o Infinito. Com os seus dezessete degraus, representam para o maçom a busca da perfeição moral: os degraus de 1 a 4 preparação; 5 percepção; 6 a 9 relacionamento; 10 a 13 liberação do eu e encontro da luz; 14 a 17 meditação.

Quais os painéis são citados nos Rituais dos Ritos praticados no GOB?

REAA: No Ritual é apresentado somente figura do Painel Simbólico do Grau de Aprendiz, bem como sua localização na Planta do Templo, durante a abertura dos trabalhos cita que M.’. Cer.’. expõe o Painel do Grau e no encerramento o M.’. Cer.’. cobre, nada mais é citado sobre o Painel.

MODERNO: No Ritual é apresentado uma representação do Painel do Grau de Aprendiz. Na Planta do Templo não temos o local que fica o Painel do Grau, portanto não é utilizado, tendo em vista que na abertura e encerramento da Loja, não existe a exposição ou cobertura do Painel do Grau.

ADONHIRAMITA: O Ritual apresenta imagem do “Painel Alegórico” e “Painel do Grau”, na Planta do Templo temos posição definida para o “Painel do Grau”. Na abertura e fechamento da Loja cita-se o Painel do Grau em cima do pavimento mosaico.

BRASILEIRO: No inicio do Ritual temos representados o “Painel Alegórico” e o “Painel da Loja de Aprendiz”. Temos a citação: “O Painel da Loja – No Rito Brasileiro é uma figura contendo alegorias inerentes ao grau que se está sempre sendo visto do Ocidente para o Oriente assim sendo a Coluna B fica a direita do templo (Sul) e a coluna J à esquerda da figura (Norte). “Quadro do Grau (Síntese Simbólica): - Representa os instrumentos de trabalho do 1º Grau: o Prumo ou Perpendicular, o Maço, o Cinzel e a Régua Lisa”. “Terá ainda a P.’. Br.’., a inicial da Pal.’. Sagr.’. “B” , o Delta luminoso e os três degraus”. Também denominado Quadro do Grau, tem local apropriado na Planta do Templo. No item 4 Painel da Loja (ou instrução) temos a citação dos Painéis em especial alusão a Escada de Jacó.

YORK ou EMULAÇÃO: No Ritual não temos apresentação da figura do “Painel do Grau”, mas no rito o Painel chama-se “Tabua de Delinear” ou Painel Alegórico do Grau, é apresentado sua figura, bem como Explanação da Tábua de Delinear do 1º Grau. Na abertura e fechamento não é citado a abertura e fechamento da Tabua de Delinear.

SCHRÖDER: Na Planta do Templo não existe lugar representado para a localização do Painel do Grau. Não localizado no Ritual qualquer menção sobre os Painéis do Grau.

RER: No Ritual temos representação do “Painel Alegórico” e “Painel do Grau” (Tapete), esse com Descrição completa em parte do Ritual.

O que significa o Malho, o Cinzel e a Prancheta de Desenho, no Painel Simbólico do Grau 1?

O Malho e o Cinzel são as ferramentas que o Aprendiz utiliza para talhar a Pedra Bruta.
O Cinzel considerado como instrumento passivo, se aplica sobre a Pedra Bruta com a mão esquerda, que corresponde a receptividade, ao discernimento especulativo, cinzel também é considerado um símbolo da educação, inteligência e ou aperfeiçoamento, é o emblema da escultura, arquitetura e das belas artes. Já o Malho ou Maço, é um instrumento ativo, é a vontade executiva, a determinação moral, que emana a realização prática, também considerada como símbolo da vontade, da força, do trabalho e da determinação.

A Prancheta serve para o aprendiz começar a entender o alfabeto maçônico, visto que o mesmo não sabe escrever, porém recorda que devemos nos empenhar na busca de conhecimentos elevados, para que no futuro saibamos através dela traçar nossos planos de trabalho.

Durante a iniciação o Aprendiz bate em alguma porta, quantas, onde se acham e qual o significado que elas tem no Painel Simbólico do Grau?

O Aprendiz bate em três portas durante a iniciação, essas junto ao 2º Vigilante, 1º Vigilante e Venerável Mestre que representam as três disposições necessárias à procura da Luz da Verdade, que são a Sinceridade (ou caridade), a Coragem e a Perseverança, base para o processo de purificação e prepara-lo para receber a Luz e posteriormente buscar a Sabedoria.

Como é também conhecido o Painel Alegórico do Grau de Aprendiz?


O painel alegórico é mais sugestivo e é também conhecido por “tábua de traçar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário