RITO
e RITUALÍSTICA
Breves
considerações sobre Rito, Ritual, Ritualística, REEA e demais Ritos praticados
no GOB
Rito: são
métodos ou conjunto de graus, organizados com um ou alguns simbolismo, para
transmitir ensinamentos e organizar um cerimonial de um culto ou sociedade, são
determinados pela autoridade competente.
Na maçonaria podemos dizer
que Rito é um conjunto de normas que regem os trabalhos de uma Loja, quando em
reunião regular.
Entre os principais ritos
destacam-se: Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito de York ou Rito de Emulação,
Rito Escocês Retificado, Rito Francês, havendo outros.
Ritual: é a
forma grafada ou não do rito, que descreve, regula, orienta e contem a forma da
cerimônia.
Ritualística: é
tudo aquilo que é próprio de um ritual e compreende a interpretação coerente
dos símbolos, prática continuada dos mistérios, sem perder o fulcro nos
princípios, preceitos e proposições.
“Rito
é elo entre o profano e o sagrado”.
Devemos lembrar que todo
Rito possui:
-forma
(do rito)
-dinâmica
(do uso dos símbolos)
-ordenação
(sequência lógica de eventos)
-significações
(conteúdo do rito)
-codificação
(simbolismo e chaves)
Para a correta prática
Ritualística necessitamos:
-
compenetração
-
seriedade
-
vibração mental positiva
-
postura em loja
-
correta circulação
-
silêncio
RITO
ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO - REAA
Nasceu
na França, como "O rito dos Stuart, da Inglaterra e da Escócia” - 1649.
Foi
anunciado para o mundo maçônico após a criação do primeiro Supremo Conselho em
Charleston, Estados Unidos, em 31 de maio de 1801.
Dados principais:
o
Rito nasceu no catolicismo e foi aristocratizado;
a
origem da cor vermelha no Rito Escocês Antigo e Aceito, vem do vermelho do
catolicismo e da nobreza e ou realeza;
o
Rito possui Trinta e Três graus,
O
Rito consiste em Trinta e Três graus, é dividido em seis corpos, sendo que cada
um tem uma Jurisdição apropriada, que são:
Loja
Simbólica,
Loja
de Perfeição,
Capítulo
Rosa Cruz,
Conselho
de Kadosh,
Consistório
ou Príncipe Sublime ou Mestre do Segredo Real e
Supremo
Conselho
RITOS PRATICADOS NO GOB – GRANDE
ORIENTE DO BRASIL
1- RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
- REAA
Nasceu na França, como "O rito
dos Stuart, da Inglaterra e da Escócia” - 1649
Foi anunciado para o mundo maçônico
após a criação do primeiro Supremo Conselho em Charleston, Estados Unidos, em
31 de maio de 1801.
Dados
principais:
o Rito nasceu no catolicismo e foi
aristocratizado;
a origem da cor vermelha no Rito
Escocês Antigo e Aceito, vem do vermelho do catolicismo e da nobreza e ou
realeza;
o Rito possui Trinta e Três graus,
O Rito consiste em Trinta e Três
graus, é dividido em seis corpos, sendo que cada um tem uma Jurisdição
apropriada, que são:
Loja Simbólica,
Loja de Perfeição,
Capítulo Rosa Cruz,
Conselho de Kadosh,
Consistório ou Príncipe Sublime ou
Mestre do Segredo Real e
Supremo Conselho
Fonte: Foto internet vários sites
2
- RITO MODERNO:
Segundo Ritual 1º Grau Aprendiz Maçom: Após
1717 com a fundação da Grande Loja de Londres, tem-se que a Ordem Maçônica
expandiu rapidamente na Inglaterra e na Escócia, expandindo para o continente
europeu.
A Maçonaria foi introduzida na
Franca em 1725, primeira Loja foi a São Tomás, por intermédio do Irmão Charles
Radclyffe. Em 1728 veio a ser a Grande Loja de França, posteriormente a partir
de 1771 houve uma reorganização, culminando em 1773 com a formação do Grande
Oriente de França, tendo como Grão Mestre o Duque de Chartres - Louis Philippe
Joseph d´Ornéans.
Em 1761 foi criado o Rito que ficou
conhecido com o nome de Rito Francês ou Moderno, sendo que na sua fundação tinha
apenas os Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre, adotou as Constituições de
Anderson de 1723.
Diante da paixão pelos altos graus,
pressão de irmãos, o Grande Oriente de França tentando harmonizar, instituiu
após a Assembleia de 27 de dezembro de 1773, a primeira comissão para a redação
de um regulamento dos Altos Graus, porem foi paralisada e somente retornando
uma segunda comissão em 24 de março de 1776, comissão essa também não conseguiu
terminar seus trabalhos. Por fim em 18 de janeiro de 1782 foi instalado uma
Câmara de Graus, concluindo em 1784ª reforma proposta, aprovando Regulamentos e
Estatutos do Grande Capítulo Geral da França, responsável pela ordenação do
Rito no seio do Grande Oriente de França.
Ficou estabelecido:
Graus
Simbólicos:
1º
Grau – Aprendiz
2º
Grau – Companheiro
3º
Grau – Mestre
Graus
Filosóficos ou de Sapiência
1ª
Ordem – Grau 4º - Eleito Secreto
2ª
Ordem – Grau 5º - Eleito Escocês
3ª
Ordem – Grau 6º - Cavaleiro do Oriente ou da Espada
4ª
Ordem – Grau 7º - Cavaleiro Roza-Cruz
NOTA: Atualmente no Brasil o Rito
adota a 5ª Ordem com o Grau 8º - Cavaleiro da Águia Branca e Preta ou Kadosh
Filosófico (Inspetor do Rito) e Grau 9º - Cavaleiro da Sapiência (Grande
Inspetor).
O
Rito Moderno fruto da Maçonaria Francesa é de tendência humanística, entende
que o Maçom deve ter liberdade de pensamento, trabalhar para o bem estar social
e econômico do cidadão, defender os direitos do homem, melhor distribuição de
renda, não considera a Maçonaria como uma Ordem Mística, é imparcial ou neutro
quanto à exigência na crença de Deus ou Ente Supremo, não admite a limitação do
alcance da razão, desaprova o dogmatismo e imposições ideológicas, propugna
pela busca da Verdade, sendo contrario a qualquer espécie de discriminação.
USO DO LIVRO DA LEI: no item “Disposição e Decoração do
Templo”, tem-se que: “Sobre esta mesa devem se encontrar: um candelabro... ,
bem como o Livro da Lei, que estará em posição simétrica à do Venerável
Mestre...” (pag.27); “O Livro da Lei em uso nas Lojas Maçônicas brasileiras é a
Bíblia. No entanto, o Iniciando ou o Maçom tem o direito de prestar os
Compromissos que a Ordem exige diante do Livro que retrate sua crença pessoal.
Sua presença é obrigatória nas Lojas que praticam o Rito Moderno, sendo que
durante os trabalhos permanecerá fechado, em respeito às convicções religiosas
que cada Irmão possa ter em particular.” (pag.31)
3 - RITO ADONHIRAMITA:
Segundo
Ritual 1º Grau Aprendiz Maçom: Ritual foi elaborado com base no “RECUEIL PRÉCIEUX
DE LA MAÇONNERIE ADONHIRAMITE” de 1787; porém não encontrei história do Rito,
sendo necessário buscar dados na “LITERATURA DISPONIVEL”.
Na literatura temos que o Rito Adonhiramita existia
antes de 1616 com 7 Graus, mas foi reformulado pelo Barão Theodoro de Tschoudy,
existem várias controvérsias entre os escritores e pesquisadores maçônicos,
sendo que alguns atribuem a Louis Guilherman de San Victor, porém é considerado
por muitos a nível internacional como irregular, pelo fato de modificar a Lenda
do Grau 3, visto que no Rito é considerado que o responsável pela construção do
Templo de Salomão foi Adonhiram e não Hiram.
É um Rito histórico e tradicional, essencialmente
metafísico, esotérico e místico. Tem por base teológica os mistérios egípcios,
a volta dos judeus do cativeiro e as verdades bíblicas reveladas no Antigo e
Novo Testamento, em especial o que se refere a construção do Templo de Salomão
e às origens do Cristianismo.
O Rito chegou em 1815 no Brasil através de
Portugal, especificamente em 15 de novembro quando da fundação da Loja Comercio
e Artes, sob os auspícios do Grande Oriente Lusitano.
Em 30 de março de 1818 por determinação de Dom João
VI foi decretado o fechamento das Lojas Maçônicas do Brasil e Portugal, tendo
em vista estarem envolvidas com a Revolução Pernambucana e Revolução
Portuguesa.
A Loja Comércio e Artes da Idade do Ouro
restabeleceu as colunas no Rito Adonhiramita, em de 02 julho de 1821, que em
conjunto com as Lojas Esperança de Niterói e União e Tranquilidade, fundaram em
17 de junho de 1822 o Grande Oriente Brasílico. Após sua fundação necessitou-se
mudar na Constituição para o Rito Moderno, assim seria mais fácil o
reconhecimento pela Inglaterra, porem continuaram a trabalhar no Rito
Adonhiramita até seu fechamento em 25 de outubro de 1821 por ordem Imperador do
Brasil e Grão Mestre da Ordem, voltando às atividades somente em 1831.
O Grande Oriente do Brasil tornou-se Potência
Simbólica em 1951, governando somente os três primeiros Graus.
A partir de 1953 houve uma reorganização do Grande
Capítulo do Rito, que passou a ser o Muito Poderoso e Sublime Capítulo dos
Cavaleiros Noaquitas para o Brasil. No ano de 1973 comemorando os 100 anos de
criação do Grande Capítulo Noaquita no GOB, ocorreu uma reestruturação
administrativa e de graduação no rito, visto que na atualidade estava sendo
praticado somente no Brasil, em 02 de junho de 1973 mudou-se o nome para
Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita, tendo como Grande Patriarca Regente
o Grande Inspetor Ayton de Menezes e foram adotados 33 Graus, incorporando os
rituais reescritos por Tschoudy.
Algumas características
- Uso de luvas branca, símbolo da candura que reina
na alma do homem de bem e a pureza de seus atos, de coração e intenções.
- Gravatas branca associada à paz e guarda a sua
origem na aristocracia francesa.
- A aberturado L.’. da L.’. é no Evangelho de São
João.
- Mestres usam chapéus em todos os Graus do
Simbolismo.
Rito Adonhiramita é consagrado a Adonhiram, mas ao
pesquisar na internet:
“Adonirão - [(Meu) Senhor É Alto (Exaltado)] - Um príncipe, hábil administrador, e filho
de Abda. Adonirão serviu como superintendente dos recrutados para trabalho
forçado durante os reinados de Davi, de Salomão e de Roboão, desempenhando um
papel importante nos muitos projetos de construção de Salomão. Mais tarde,
quando as dez tribos se revoltaram contra as ordens duras de Roboão em Siquém,
em 997 AEC, o rei mandou este recrutador para impor ao povo trabalho forçado,
mas “atiraram pedras nele, de modo que morreu”. (2Cr 10:18) Ele é variadamente
chamado de Adonirão (1Rs 4:6; 5:14), e de Adorão. — 2Sa 20:24; 1Rs 12:18; 2Cr
10:18.”
Ou
“Adonirão (I Reis 4:6; I Reis 5:14; em hebraico "meu Senhor exaltou"; forma
alternativa Adoram, "o Senhor exaltou), filho de Abda, é um personagem
bíblico do Velho Testamento, coletor de impostos do rei Reoboão. De acordo com
o Tanakh, estava "acima do tributo", isto é, dos impostos ou do
trabalho forçado. Foi apedrejado até a morte pelo povo de Israel, para onde
fora coletar os impostos (I Reis 12:18).”
“Adonirão aparece em rituais da maçonaria. A
Bíblia menciona também que ele teria sido um dos oficiais de Salomão, após o
mesmo ser constituído rei, designado como superintendente dos trabalhadores
braçais (I Reis 4:6), e que foi enviado para dirigir uma equipe de
trabalhadores até o Líbano (I Reis 5:14) buscar cedro junto com os servos de
Hirão, rei de Tiro (I Reis 5:6). A madeira seria usada na construção do templo
de Salomão (I Reis 5:13, 14).”
Muitos acreditam que Adonhiram, ou Hiram composto com o pré-nome
“Adon” (dominus), usado pelos hebreus ao falar de Deus, sendo esse nome
agregado a palavra Hiram, temos Adonhiram, que significa “o consagrado ao
Senhor”, “o bom Senhor” ou “o divino Hiram”, originando o titulo de Maçonaria
Adonhiramita. Mas será que Adonhiram e Hiram (Hirão) são a mesma pessoa?.
Segundo a Bíblia não, portanto é um objeto a ser exaustivamente pesquisado.
4 - RITO BRASILEIRO:
Segundo
o Ritual 1º Grau – Aprendiz Maçom :
“O Rito Brasileiro é teísta, afirma
a crença em um Deus Criador. Proclama a Glória do Supremo Arquiteto do Universo
e a Fraternidade dos homens, filhos do mesmo Pai. Acata os Landmarques inseridos
na Constituição do Grande Oriente do Brasil e dos demais princípios tradicionais
da maçonaria. Nas Lojas Simbólicas do Rito estarão sempre presente as três
Luzes: o Livro da Lei Sagrada, o Esquadro e o Compasso.”
“O Rito Brasileiro compõe-se de
maçons antigos, Livres e Aceitos e considera essenciais ao Quadro a assiduidade
às sessões e a disciplina livremente consentida. A base do rito é a maçonaria
simbólica de São João (Maçonaria Azul).”
Considerando
nada existir no Ritual sobre a origem do Rito Brasileiro necessário se faz uma
busca de informações na “Literatura”, com base principal a “História” constante
do http://www.ritobrasileirogob.com.br/portal/ do SUPREMO CONCLVE DO BRASIL – RITO
BRASILEIRO DE MAÇONS LIVRES ANTIGOS E ACEITOS.
5 - RITO DE YORK ou EMULAÇÃO:
Segundo
o Ritual 1º Grau – Aprendiz Maçom temos:
No
GOB o Rito de York segue estritamente as práticas inglesas. O nome Emulação ou
Emulation decorre da Loja Emulação de Desenvolvimento – Emulation Lodge of
improvement, originada em 20/10/1823 e se reúne semanalmente em Londres todas
quartas feiras de outubro a junho.
O
nome Rito de York foi definitivamente utilizado no Brasil em especial no GOB,
após o tratado de 1912 entre o GOB e a Grande Loja Unida da Inglaterra (URGLE).
No
GOB a forma de identificação “Rito de York”, tem origem na extinção do Grande
Oriente dos Beneditinos, absorvidos em 1883, sendo que existiam Lojas que
trabalhavam nesse Rito com base norte americana.
O Rito de York, na Inglaterra, não possui graus
filosóficos. Apenas uma extensão do terceiro grau que não se constitui num
grau. Esta extensão do terceiro grau, praticada pelos Capítulos ingleses,
denomina‐se, Real Arco ou
Arco Real. Nos EUA, ele é constituído pelos 3 graus simbólicos e 4 graus
filosóficos. Estas não são as únicas diferenças.
No Brasil, as lojas maçônicas federadas ao Grande
Oriente do Brasil adotam a linha inglesa, o Rito de York e o ritual de Emulação
[Emulation Ritual]. Entretanto, existem muitas lojas ligadas a outras
obediências que praticam o "iorques", uma mistura entre o Rito de
York e o Escocês que acaba resultando numa verdadeira barbárie ritualística.
Na Literatura encontra-se:
Segundo autores o Rito de York é realmente um Rito,
enquanto que o Emulation Ritual é um ritual, dizem que o Rito de York se abriga
em torno de sete tipos de rituais que muito se assemelham entre si cujas
práticas variam de acordo com as regiões na Inglaterra. São eles: o Emulation,
o Logic, o Taylor’s; o Alfaiate; o Bristol, o Stability e o West End.
Rito de York por meio de seus procedimentos
ritualísticos é o mais próximo da maçonaria operativa, anterior a 1717. O Rito
de York, na Inglaterra, não possui graus filosóficos. Tem apenas uma extensão
do terceiro grau que não se constitui num grau, ou seja o Real Arco ou Arco
Real. Nos EUA, ele é constituído pelos 3 graus simbólicos e 4 graus
filosóficos.
O avental de Aprendiz é todo branco e deve manter‐se de abeta
abaixada. O de Companheiro é branco com duas rosetas azuis nos ângulos de
baixo. O de Mestre é branco, orlado e na parte inferior com fita azul celeste
de no máximo cinco centímetros.
Os cargos eletivos são: o Venerável Mestre, o
Tesoureiro e Guarda Externo. O demais cargos serão nomeados pelo Venerável
Mestre (Mestre da Loja).
Existe apenas um Livro de Atas. Se uma Loja
realizar uma Sessão de Mestre, ela terá que automaticamente ser aberta no grau
de Aprendiz, passar para o grau de Companheiro e a seguir para grau de Mestre.
Uma vez, havendo o procedimento no grau de Mestre, a sessão voltará para uma
sessão de Companheiro e finalmente para Aprendiz. Como a Ata é para Sessão
ritualística, não há registro de assuntos secretos.
O Volume das Sagradas Escrituras na Inglaterra é a
Bíblia. Não existem outros livros sagrados no Rito o qual é teísta feito tão
somente para a Maçonaria de irmãos cristãos. Entretanto, como a Grã‐Bretanha é
constituída pelo Commonwealth (Comunidade Britânica) que atualmente congrega
cinquenta e oito países, é lógico que por Volume da Lei Sagrada, os ingleses
povo muito politizado toleram o livro sagrado da religião de cada país.
(existem mais informações que devem ser buscadas
para melhor entendimento)
6 - RITO SCHRÖDER:
Segundo
o Ritual 1º Grau – Aprendiz Maçom temos:
Antigamente não haviam rituais escritos, as
práticas ritualísticas eram diversas, diante disso no Congresso de Wilhelmsbad
ocorrido em 1782, surgiu na Alemanha a iniciativa de elaborar um novo ritual,
eliminando os erros e dúvidas quanto o que era correto. Em 1783 foi organizada
uma Comissão para reerguer a Maçonaria nos moldes de sua origem Inglesa, sendo
que em 1788 o Irmão Friedrich Ludwig Schröder foi convidado para integrar esta
comissão, quando reuniu rituais antigos. Após contato com o Irmão Fessler em
Berlin, que também estava reunindo materiais e memorias sobre a maçonaria,
solicitou ao Irmão August von Grafe, para que de memória elaborasse material
adotado pelas Lojas de Londres.
Já em agosto de 1790 a comissão composta de 12
irmãos, com a presença de Schroder, apresentar os documentos reunidos com base
os Usos e Costumes, montando novo ritual, que foi apresentado ao Grão-Mestre
Provincial, Irmão von Exter, que não aceitou o texto.
Considerando o falecimento do Grão-Mestre
Provincial o Irmão von Exter em 12/04/1799, abriu caminho para a elaboração do
novo ritual, que foi aproado em 29/06/1801, na Assembleia Geral dos Veneráveis
Mestres da Grande Loja Provincial da Baixa Saxônia e Hamburgo quando, já sob o
malhete do G. M. Friedrich Ludwig Schröder, o texto foi oficialmente aprovado,
mas já teve revisão em outono de 1816, após nova revisão feita por Schröder,
foi impresso o manuscrito final.
Novamente revisado em 1853, 1960, 1992, e
finalmente em 2005.
“Com base nos resultados obtidos de suas pesquisas
ele escreveu um ritual maçónico focado no que dizia serem as essências da
fraternidade: "A tolerância, e o
pensamento humano". Este é um dos ritos mais autênticos que formam os três
primeiros graus simbólicos, pois a maçonaria de fato é formada pelos três
primeiros graus.
1 - Aprendiz
2 - Companheiro
3 - Mestre
Friedrich dizia em uma de sua frases: "Com o
Mestre o círculo completo", aqui ele queria dizer que a maçonaria possuía
apenas os três graus azuis, e os demais graus anexos ao de "mestre"
fazem parte de um corpo auxiliar igualmente as ordens para-maçónicas, da qual o
maçom permanecem nestes autos graus adicionais com o mesmo nível de
"mestre" da loja simbólica.”
7 - RER – Rito Escocês Retificado
Segundo
o Ritual 1º Grau – Aprendiz Maçom:
“R.’.E.’.R.’.
sistema maçônico e cavalheiresco cristão denominado Regime Escocês Retificado
foi constituído na França no terceiro quarto do século XVIII. Muitos influíram
na sua criação, como Von Hundt Charles de Hesse, Ferdinand de Brunswick, Jean
de Turkheim, Saint-Martin, Mesmer, Martinets de Pasqullys, etc. Mas foi sem
dúvida o gênio Jean-Baptiste Willermoz quem estruturou e conduziu tudo até o
seu final.”
É
anterior a 1767, segundo historiadores originado em 1756, mas consolidado em
1778, no convento de Lyon e reafirmado no Convento de Wilhemsbad em 1782.
O
termo “Retificado” não é de correção, mas sim originário na Estrita Observância
Templaria e nas Lojas Escocesas que foram retificadas em Dresde na Alemanha.
Jean-Baptiste
Willermoz o Rito amalgamou três fortes tendências da época:
1)
a maçonaria existente na França na sua vertente mais significativa – o
Escossismo (este Escossismo daria origem na França ao Rito Francês ou Moderno,
com três graus simbólicos e quatros altos graus);
2)
as doutrinas dos Elus Cohens (Ordem não maçônica constituída por maçons) do
Sistema de Martinetz de Pasquallys;
3)
o sistema da Estrita Observância Templária do Barão Karl Gothelf von Hund,
também apelidada de Maçonaria Retificada (reforma de Dresde), sistema alemão em
que a vertente cavalheiresca se sobrepunha à maçônica e se reclamava de não
herdeira, mas de Informações sobre o Rito Escocês Retificado a Maçons
convidados a participar do R.E.R.
O
RER tem 3 graus simbólicos e 3 graus filosóficos, sendo um rito
fundamentalmente Joanista, ligado a mensagem de Amor e Tolerância do Novo
Testamento, sem detrimento da Justiçaa vinculada pelo Antigo Testamento.
O RER (Rito Escocês Retificado) possui classes e graus, é dividido em
três classes: Lojas Azuis ou de São João, Lojas Verdes ou de Santo André e a
Ordem Interior.
Lojas Azuis onde existem os
três graus iniciais do simbolismo: Aprendiz, Companheiro e Mestre, que possuem
semelhança com os dos outros Ritos da Maçonaria Simbólica. Obreiros, além de
avental e luvas, usam todos, uma espada e um chapéu triangular, só a partir do
grau de Mestre se possam cobrir.
Lojas Azuis são
administradas por uma Potência Simbólica, ou seja, subordinada a uma Grande
Loja ou a um Grande Oriente.
Lojas Verdes é onde se
confere o último grau, o de Mestre Escocês de Santo André, para o RER a
inexistência desse grau, a maçonaria ficaria incompleta.
Ordem Interna tem-se os
graus de Escudeiro Noviço e Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa. A Ordem não é
discreta, mas sim é uma Ordem realmente secreta.
HISTÓRICO
NO BRASIL
Teve inicio sob o amparo do
Grande Priorado Independente da Lusitânia que outorgou as Cartas Constitutivas
das primeiras Lojas de Santo André e logo das primeiras Prefeituras.
Destaque-se, a Loja “Cavaleiros Unidos do Sul”, oriente de Camboriú, fundada em
23/07/2007, várias outras foram fundadas posteriormente.
FILOSOFIA
DO RITO
Como dito o RER segue as
regras ditadas nos Conventos de Lyon e Wilhemsband, é um rito puro tendo em
vista nada haver mudado desde sua criação, para muitos é o Rito mais próximo da
Maçonaria Operativa.
É um Rito cavalheiresco
cristão, aprofunda o estudo e prática da doutrina esotérica cristã e adere aos
princípios e tradições maçônicas ou cavalheirescas.
A reconstrução interior do
homem, pela fé e a prática das virtudes cristãs são as bases dos quatros
primeiros graus do Rito. Já o quarto grau que completa iniciação maçônica, é
dado ao novo Mestre Escocês de Santo André tudo o que pode contemplar até
alcançar sua reintegração na Jerusalém Celeste.
A
Ordem Interior ou altos graus tem duas etapas a preparatória ou do Escudeiro
Noviço, para poder tornar-se um Cavaleiro e a segunda ou a do Cavaleiro
Benfeitor da Cidade Santa, com o dever de trabalhar ativamente no mundo, pondo
em prática todos os ensinamentos morais, religiosos e doutrinários recebidos,
nunca se esquecendo da beneficência.
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