segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS XXV - Malho, malhete, reconhecimento, virtudes, significados, recepção

O que é Loja-Mãe? Explique a de Maçom e a de outra Loja.

A Loja Mãe de Maçom é a loja na qual ele foi Iniciado. A de outra Loja é a Loja que forneceu os maçons para fundarem a nova Loja.

São Sagrados os nomes das Colunas J.’. e B.’.?

As Colunas não sagradas; sagradas são as palavras inscritas nas Colunas B.’. e J.’..

O que representam as colunas B e J?

São as colunas que guarneciam a entrada do Templo de Salomão, simbolicamente os Aprendizes recebem o seu salário na coluna B e os companheiros na coluna J. Também representam os dois pontos solsticiais, a coluna B representa os solstícios do inverno e a coluna J os solstícios do verão. Colunas essas do Templo de Salomão eram ocas e serviam para a guarda dos instrumentos de Trabalho.

Estando a Loja constituída, pode um Irmão passar por trás das colunas J.’. e B.’.? Por quê?

Não pode. Simbolicamente, as Colunas J.’. e B.’. estão localizadas fora do Templo. Na maioria dos Templos Maçônicos essas Colunas estão localizadas no exterior, porem em alguns estão ainda no interior.

Quais são os cinco sentidos do Homem?

Tato, Audição, Visão, Olfato e Paladar.
Tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio.
Audição – captamos e ouvimos sons.
Visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros.
Olfato – identificamos os cheiros ou os odores.
Paladar – sentimos os sabores.

Que pensais ser o Vício?

É o habito desgraçado que nos arrasta para o mal, preconceito, erros, ignorância, paixões, fanatismo e superstições.

Qual é o significado filosófico do termo “LIVRE E DE BONS COSTUMES”?

Livre é não estar preso a entraves sociais que privam o homem de sua Liberdade. Bons costumes é ter boa reputação e estar no pleno gozo dos direitos civis e não proferir ideologia contrária aos princípios da Ordem.

O que representa o COMPASSO e o ESQUADRO unidos em Loja no 1º Grau?

O Compasso e o Esquadro que, como paramento, se mostram unidos em Loja, representam a medida justa que deve presidir a todas as nossas ações, as quais não podem se afastar da JUSTIÇA ne da RETIDÃO que regem os atos do verdadeiro Maçom.

O que representam o compasso e o esquadro unidos?

A medida justa que deve presidir todas as ações dos maçons.

No Grau de Aprendiz o Compasso (Espiritualmente) é colocado sob o Esquadro (Materialmente): qual é o significado filosófico?

As hastes do Compasso, presas sob os ramos do Esquadro mostra que Aprendiz que trabalha somente na Pedra Bruta, não pode usá-lo, subjugado pelos preconceitos e pelas convenções sociais, sem a necessária liberdade para pesquisar e procurar a verdade Filosoficamente, o Aprendiz não está preparado, não tem o conhecimento necessário, significando que a matéria ainda domina o Espírito.

Qual o primeiro trabalho que o novo Aprendiz faz, como é feito e em que local?

Após ter sido sagrado o primeiro trabalho executado pelo Aprendiz é trabalhar na Pedra Bruta, manejando o malho no cinzel, conforme previsto no Ritual REEA, Brasileiro e RER.

Qual a simbologia do conjunto Malho-Cinzel?

São as duas ferramentas que o Aprendiz tem para trabalhar na Pedra Bruta.
Representam a inteligência e a razão que tornam o maçom capaz de discernir o bem do mal, o justo do injusto.

Simbolicamente o Maço é a força de vontade e a energia, e o Cinzel a beleza moral, a razão, e significam que o Aprendiz deve dominar suas paixões, emoções e vaidades, aperfeiçoando seu espírito e desbastando as arestas que causam suas preocupações e vícios profanos.

Qual a diferença do Malho e Malhete?

Malho é a ferramenta necessária para trabalhar na Pedra Bruta. Malhete é o símbolo da autoridade do Venerável. Os Vigilantes também usam Malhetes, que correspondem ao 2º e 3º Malhete da Loja. Malho e Malhete representam a vontade, da força, o trabalho, a determinação, a energia física e o aspecto ativo da consciência.

Como os Maçons se reconhecem?                       

Pelos sinais, toques, frases e palavras do meu grau, bem como pela palavra semestral.

Quais são as diferenças, filosoficamente, entre o Oriente e o Ocidente?

As diferenças filosóficas são que do Oriente vem a Luz, o Ocidente as Trevas; a Sabedoria vem do Oriente para acabar com a ignorância que se encontra no Ocidente.

Nas ausências do Venerável Mestre, 1º e 2º Vigilantes, quem preside a Sessão (se houver número legal para tal)?

Na ausência do Venerável Mestre se houver número legal de obreiros, será o 1º Vigilante, em sua ausência o 2º Vigilante, porém se for uma sessão Magna de Iniciação, Elevação e ou Exaltação, obrigatoriamente deverá ser o Ex-Venerável, ou um Mestre Instalado e ou Past-Master, visto que só eles detém o poder se sagrar.

Quais as quatro virtudes cardeais?

As quatro virtudes cardeais são Temperança, Justiça, Coragem e Prudência.

Diga-nos onde se localizam, em Loja, o Altar de Perfumes, dos Juramentos, a Pedra Bruta, Pedra Cúbica e o Mar de Bronze?

O Altar de Perfumes e o Altar dos Juramentos se localizam no Oriente e a Pedra Bruta, a Pedra Cubica e o Mar de Bronze se localizam no Ocidente.

Onde se localiza Mar de Bronze ou altar das abluções?

REAA e Rito Brasileiro: O Mar de Bronze localiza-se no Ocidente, corretamente ao Sudeste no Templo, próximo aos degraus e balaustrada, em frente ao Mestre Cerimônias. Em algumas Obediências fica em frente ao Altar do 1º Vigilante.


O que é Iniciação Formal?

Paul Naudon, em “La Franc-Maçonnerie” referindo-se à iniciação simbólica assim escreve: “O objetivo da iniciação formal é conduzir o indivíduo ao Conhecimento por uma iluminação interna. É a razão pela qual a Maçonaria usa símbolos para provocar esta iluminação por aproximação analógica.” "Vemos assim que "os verdadeiros segredos da Maçonaria são aqueles que não se dizem ao adepto e que ele deve aprender a conhecer pouco a pouco soletrando os símbolos". Cabe ao neófito descobrir o segredo.

O que é Iniciação Real?

É quando ela pode ser vivida, permitindo que a Maçonaria penetre no fundo do seu ser.
A. Gédalge no "Dicionário Rhea", descreve que é o resultado de um processo acelerado de evolução que leva o Iniciado a realizar em si mesmo o que o homem atual deverá ser num futuroque não pode ser calculado.

Qual o significado e quando é realizado o Sinal Gutural ou Saudação Maçônica?

Sinal Gutural significa o compromisso assumido pelo Maçom no sigilo das atividades em Loja, perante o mundo profano.

Sinal Gutural ou Saudação Maçônica deve ser feito em saudação ao Venerável Mestre e aos Vigilantes quando o Obr.’. entrar ou sair do Templo após o início da Sessão; também é feita, saudando o Venerável quando entrar e sair do Oriente. (REAA).

NOTA: A Saudação Maçônica ou Sinal Gutural também é conhecido como Sinal Penal, fazendo remissão à “pena” admitida pelo Iniciado quando do juramento de ingresso à Ordem.

REAA: É realizada como descrito acima.

MODERNO: Quando da saída temporária e retorno a saudação deve ser feita ao Delta; porém quando a saída for definitiva deverá saudar o Venerável Mestre e os Vigilantes, que nada respondem.

ADONHIRAMITA: A Saudação Maçônica é feita ao Venerável Mestre toda vez que cruzar a linha imaginária que delimita o S.’. e o N.’., como também, na linha da balaustrada, antes de ingressar no Oriente e dele sair. Quando da entrada e saída do Templ.’., a saudação é feita ao Venerável Mestre e aos Vigilantes.

BRASILEIRO: Denominado de Sinal de Saud.’., feito de forma idêntica ao Sin.’. Gut.’.. Nos casos de entrada no Templo após o início dos trabalhos, o Maçom faz a marcha, após faz o Sinal de Saud.’. ao Venerável MESTRE, posteriormente aos Vigilantes, virando a cabeça, após, em Sin.’. de Ob.’. olha para o V.’. MESTRE aguardando ordens. Também deve fazê-lo quando sair definitivamente do Templo, após estar entre CCol.’., saudando às três Luzes da Loja. O Sinal de Saud.’. também é feito ao Venerável Mestre sempre que entrar e ou sair do Oriente, entrada pelo lado Nordeste e saída pelo lado Sudeste.

YORK e ou EMULAÇÃO: Não se fala em Sau.’. Maç.’., porém na entrada de retardatários existe procedimento e todos fazem o Sinal do Grau.

SCHRÖDER: No cobridor não consta a Sau.’. Maç.’., bem como quando do atraso não existe saudação. Em caso de irmão atrasado, após as comunicações o 1º Diácono vai até onde o irmão está e o encaminha até o lugar em que irá sentar-se.

RER: O Sinal de Saudação é feito somente ao Venerável Mestre toda vez que o Maçom cruzar a linha imaginária que delimita o S.’. e o N.’.

Como é realizada a recepção de autoridades e portadoras de títulos, quando o Pavilhão Nacional não estiver no interior do Templo?

Se o Grão Mestre estiver presente poderá entrar em comitiva, obedecendo a faixa correspondente a ele, caso for autoridade de faixa distinta sozinha e  ou autoridades queiram entrar em separado, procede-se conforme previsto no RGF para cada faixa de recepção. Porém abaixo analisamos a formação das comissões com o uso ou não de espadas e ou estrelas, conforme os Ritos.

REAA: Comissão formada por membro armados de espadas e munidos de estrelas, cumprindo o procedimento previsto para recebimento de autoridades maçônicas, conforme previsto no RGF.

MODERNO: Comissão formada por membro armados de espadas, cumprindo o procedimento previsto para recebimento de autoridades maçônicas, conforme previsto no RGF.

ADONHIRAMITA: Comissão formada por membro armados de espadas na mão direita perpendicularmente, mantendo o braço direito junto ao peito, formando uma esquadria com o antebraço e estrelas acesas na mão esquerda, conforme a faixa de protocolo.

BRASILEIRO: Comissão formada por membro armados de espadas, cumprindo o procedimento previsto para recebimento de autoridades maçônicas, conforme previsto no RGF.

YORK ou EMULAÇÃO: Segundo Ritual de Emulação praticado no GOB, o Diretor de Cerimônias, convida os Diáconos e mais 4 Mestres para formarem a procissão de entrada das autoridades. Cortejo formado, observando-se da maior faixa para a menor, sendo que o de maior faixa estará sempre a direita e o outro a esquerda. Ao ingressar o DC solicita que os Irmãos levantem e fiquem a ordem, cortejo vai até o Or.’., parando a três passos do VM.’., todos do cortejo se viram para a parte interior formando um corredor, os DD cruzam as varas, o DC está a frente, empunhando sua vara com a mão direita, coloca-se a direita do cortejo e com a mão esquerda apanha a mão direita da autoridade e a conduz, da maior faixa para a menor. Após todos estarem sentados, o DC vai ao centro da Loja e solicita ao VM permissão para saudar as autoridades presentes em Loja, volta ao seu lugar, saudando as autoridades da maior para a menor faixa com tantos sinais de aprendiz como previsto no Ritual, sendo faixa 6ª – 11, 5ª – 9, 4ª – 7, 3ª – 5, 2ª – 3 e 1ª – 1vez, sempre com o tratamento previsto no RGF.

Nota: No Rito os Irmãos não usam espadas.

SCHRÖDER: No Rito não são usadas espadas e estrelas, na recepção de autoridades formam se comissões com os DD incluídos e conforme previsto no RGF.

RER: São formadas comissões conforme as Faixas constantes no RGF, os Irmãos deverão portar espadas e fazer a Abóboda de Aço, conforme previsto na faixa respectiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário