sábado, 3 de dezembro de 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS XXIII - Instrumento Mestre Cerimônias, Joias Fixas e Moveis

Qual instrumento o Mestre de Cerimônias usa?

Na maioria dos Ritos o bastão é o instrumento de trabalho do Mestre de cerimônias e dos diáconos (em alguns Ritos), deve ser de madeira escura e ter de 1,80 a 2 mts. de comprimento, o do Mestre de cerimônia é encimado pela joia do cargo, o bastão é empunhado com a mão direita, punho para frente, entreaberto na horizontal e braço colado ao corpo, formando uma esquadria.

REAA: Porta um bastão quando conduz alguém em Loja, a joia é uma régua.

MODERNO: O Mestre de Cer.’. usa espada e não bastão.

ADONHIRAMITA: O Mestre de Cer.’. usa espada e não bastão.

BRASILEIRO: Usa um bastão de 1,80 mts. contendo na ponta um triangulo vazado, sempre durante os cortejos, ao acompanhar um irmão, nos Pálios.

YORK ou EMULAÇÃO: O cargo não é Mestre de Cerimônias, mas sim Diretor de Cerimônias usa vara (ou seja um bastão).

SCHRÖDER: Não possui o cargo de Mestre de Cerimônias.

RER: O Mestre de Cerimônias usa espada.


Como o Cobridor deve portar a Espada?

O cobridor interno e o cobridor externo devem empunhar a espada mantendo-a obliquamente em direção ao ombro esquerdo como punho junto ao quadril direito. Nenhum Ir.’. portando espada fará sinais.

REAA: O cobridor interno e o cobridor externo devem empunhar a espada mantendo-a obliquamente em direção ao ombro esquerdo como punho junto ao quadril direito.

MODERNO: Empunha espada com a mão direita.

ADONHIRAMITA: Usa espada com a mão direita ou embainhada.

BRASILEIRO: Em pé empunham a espada na vertical, cotovelo colado ao corpo braço em esquadria com antebraço para a frente, pés unidos em esquadria, mão esquerda junto ao corpo. Quando sentados empunham a espada com a mão direita e verticalmente, com a ponta para baixo ou para o piso.

YORK ou EMULAÇÃO: No Rito o Cobridor chama-se Guarda, ou seja, Guarda Interno ou Guarda externo, sendo que no Rito não se usa espadas.

SCHRÖDER: Idem ao York chama-se Guarda do Templo e não usa espada.

RER: Não possui o cargo de Cobridor ou Guarda.

Descreva os objetos que se encontram sobre o Altar de Juramentos.

Nem todos os Ritos possuem o Altar de Juramentos, mas naqueles que o adotam temos o Compasso e o Esquadro, na posição do Grau, e o Livro da Lei.

Ritos que adotam o Altar dos Juramentos: REAA, MODERNO (porém é denominado Triangulo dos Compromissos que terá a Constituição do GOB, Esquadro e Compasso), ADONHIRAMITA, BRASILEIRO (Altar dos Compromissos),

Ritos que não possuem o Altar dos Juramentos: YORK ou EMULAÇÃO, SCHRODER e RER. (O Livro da Lei, Esquadro e Compasso ficam em cima do Altar do Venerável Mestre)

Que forma tem o nível Maçônico?

O Nível Maçônico é diferente do nível comum. O Nível maçônico não fornece apenas a linha horizontal, mas a horizontal precisamente comprovada pela posição correta da linha vertical. Para que a horizontal seja realmente a horizontal, precisa formar, com a vertical, um ângulo de 90 graus. O Nível maçônico é o símbolo da igualdade.

Que existe de comum entre todos os Maçons? 

Sinais, toques e palavras.

O que lembra ao iniciado o conteúdo da Taça Sagrada?

O Simbolismo da Taça Sagrada nos lembra de que a bondade, o respeito, o trabalho, a família, o conhecimento e o equilíbrio são os objetos constantes para nosso aprimoramento. Lembra ainda que nos maçons devemos gozar os prazeres da vida com moderação, sem ostentação, não nos deixando corromper pelas facilidades do mundo materialista que nos cerca.

A Taça Sagrada somente é utilizada no REEA, ADONHIRAMITA, BRASILEIRO.

Que significado simbólico tem a apresentação, ao neófito, da Taça Sagrada, com os líquidos doce e amargo?

Significa que o homem sábio e justo deve gozar os prazeres da vida com moderação.

Qual o significado dos Degraus que dão acesso do Oc.’. para o Oriente no Templo?

REAA: No Ritual do REEA não existe informações sobre os quatros degraus de acesso ao Oriente.

MODERNO: idem ao REAA

ADONHIRAMITA: Os quatro degraus que dão acesso ao Oriente significam temperança, justiça, coragem e prudência. Já os que os três que dão acesso ao Alt.’. do Venerável significam fé, esperança e caridade. Quando subimos esses degraus devemos iniciar a marcha com o p.’. dir.’. e o esq.’. juntando se a ele.

BRASILEIRO: Os quatro degraus de acesso ao oriente representam a Força, o Trabalho, a Ciência e a Virtude. Todo maçom que entrar ou sair do Oriente, em Loja aberta, deverá fazer a saudação ao Venerável Mestre, exceto aqueles que portem instrumentos de trabalho.

YORK ou EMULAÇÃO: não existem esses degraus.

SCHRÖDER: não existem esses degraus, visto o Templo ser em um único plano.

RER: No Rito existem três degraus que ficam próximo o Altar do Venerável Mestre, porém não separam o Oriente do Ocidente, sobre o terceiro degrau e próximo ao Altar deve existir uma almofada azul, debruada a ouro, tendo bordado no meio um esquadro dourado sobreo qual qualquer ajuramentado deverá colocar o joelho direito. 

Que Joias representam as Três Luzes do Templo?

As três Luzes do Templo são respectivamente o Venerável Mestre, o 1º Vigilante e o 2º Vigilante, suas joias são O Esquadro, O Prumo e o Nível, também consideradas Joias Móveis. 

Que joias representam as Três Luzes?

O Esquadro, o Nível e o Prumo.

Que sinais são feitos com malhete pelas Três Luzes?

Não se deve fazer sinais com o malhete, visto que o mesmo é símbolo do poder, de decisão e da força a serviço das luzes da loja, o malhete deve ser de madeira, empunhado sempre a com a mão direita, serve para dar as batidas do grau, executar as baterias, conceder, pedir ou retirar a palavra, chamar a atenção dos obreiros e para os demais procedimentos ritualísticos. Em pé, parados ou circulando, o Venerável MESTRE e os vigilantes descasam o malhete sobre o peito, em direção ao ombro esquerdo, formando com o braço direito uma esquadria.

Como são as Joias da Loja?

As Joias da Loja são três móveis e três fixas.

Quais são as Joias fixas e móveis de uma Loja?

Joias Fixas: PLANCHETA DA LOJA, PEDRA POLIDA, PEDRA BRUTA.

Joias Móveis: O ESQUADRO, o NÍVEL e o PRUMO.

Porque as Joias são fixas e móveis?

As Joias Fixas, simbolizadas pela PLANCHETA DA LOJA representando os Mestres; a PEDRA POLIDA caracterizada pelos Companheiros; e a PEDRA BRUTA manipulada pelos Aprendizes.

As Joias Móveis, transferíveis a cada ano com a mudança da administração da Loja, sendo o ESQUADRO personificado no Venerável Mestre; o NÍVEL correspondendo ao 1º Vigilante; e o PRUMO correspondendo ao 2º Vigilante.

As Joias imóveis são atribuídos a quem?

A Pedra Bruta é atribuída aos Aprendizes para a desbastarem, a Pedra Cúbica aos Companheiros para aguçarem as suas ferramentas e a Prancha aos Mestres para traçarem os planos.

As Joias móveis são atribuídos a quem?

O Esquadro ao Venerável Mestre, o Nível ao Primeiro Vigilante e a Perpendicular ou Prumo ao Segundo Vigilante.

Quais são as Luzes da Loja, suas Joias e que lugares ocupam?

As Luzes de uma Loja são Venerável Mestre, 1º Vigilante e 2º Vigilante.
Venerável:- sua Joia é o Esquadro e ocupa Lugar no Oriente.
1º Vigilante:- sua Joia é o Nível e ocupa lugar no Ocidente, na Coluna do Norte.
2º Vigilante:- sua Joia é o Prumo, o lugar é no Ocidente, na Coluna do Sul, no Meio Dia.

Quais são as três grandes Luzes da Loja?

As três grandes luzes da Loja são o Sol, a Lua e o Venerável Mestre.
Que relação existe entre o Sol e a Lua e o Venerável Mestre?

O Sol ilumina o mundo durante o dia, a Lua durante a noite, o Venerável Mestre ilumina sem cessar a Loja com as suas Luzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário