domingo, 16 de julho de 2017

PERGUNTAS E RESPOSTAS: XXIX - Livro da Lei


O que significa ou representa o LIVRO DA LEI em Loja?

O Livro da Lei representa o Código Moral que cada individuo ou obreiro, deve respeitar e seguir, a Fé, que nos governa e anima. É o código de moral, a fé que governa e anima a todos os maçons, significa ainda o traçado espiritual para ao aperfeiçoamento do maçom.
Também regula nossa conduta no lar, no trabalho e na sociedade, mostrando e inspirando a vivermos sempre praticando o bem. Analisando no sentido esotérico, após aberto o Livro da Lei em Loja e feito a leitura do versículo apropriado, a Loja não mais estará nas trevas, mas sim iluminada, emanando uma energia cósmica, que é recebida pela luz do altar dos juramentos, transmitida para as luzes dos altares do Venerável Mestre, e Vigilantes, irradiando a energia cósmica, que manterá o equilíbrio das colunas que sustentam a Loja.


A quem cabe abrir o Livro da Lei no início dos trabalhos? Como é o procedimento nos Ritos praticados no GOB?


A constituição do GOB prevê em seu Art. 2º. São postulados universais da Instituição Maçônica:
VIII – a manutenção das Três Grandes Luzes da Maçonaria: o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso, sempre à vista, em todas as sessões das Lojas;

REEA: o Irmão Orador é o responsável pela abertura do Livro da Lei. Leitura do Salmo 133 versículos 1,2, e 3: “ A Excelência da União Fraternal”, Cântico de Romagem, do Rei Davi .

Moderno: o Livro da Lei permanece fechado sobre o Triângulo dos Compromissos, tendo em cima o Esquadro o Compasso. O Livro é a primitiva Constituição de Anderson de 1723, se for seguida à reforma francesa de 1877. No Brasil conforme Ritual 1º Grau – Aprendiz Maçom, Rito Moderno - GOB edição 2009, temo: “O Livro da Lei em uso nas Lojas Maçônicas brasileiras é a Bíblia. No entanto, o Iniciando ou o maçom tem direito de prestar os Compromissos que a Ordem exige diante do Livro que retrate sua crença pessoal. Sua presença é obrigatória nas Lojas que praticam o Rito Moderno, sendo que durante os trabalhos permanecerá fechado, em respeito às convicções religiosas que cada Ir.’. possa ter em particular.”

Rito York: faz a abertura, mas não há leitura dos versículos; Salmo 133. Feito pelo Capelão ou Ex - Venerável.

Rito Adonhiramita: O Orador faz a abertura do Livro da Lei e a leitura do Evangelho de S. João, dos versículos do cap. 1: 6-9.

Rito Schroeder: o Livro permanece fechado; Fica na mesa do Ven.’. MESTRE.

Rito Brasileiro: faz a abertura e leitura dos versículos, o Salmo 133; Orador é quem abre.

Rito Escocês Retificado: A Bíblia já se encontra aberta no início dos trabalhos no Rito Escocês Retificado (pelo Mestre de Cerimônias) e está aberta no primeiro capitulo do evangelho de São João, com a espada do Venerável Mestre em cima (inclinada da esquerda para a direita e com a ponta dirigida para o exterior do Altar), ficando ambos sobre a mesa do Venerável Mestre. Ou seja, quando os irmãos entrarem no Templo o Livro da Lei já está aberto.

NOTA: Nos Grandes Orientes Independentes - é que usa o Evangelho de S. João cap. I, 1 a 5, que é tradicional no R.’.E.’.A.’.A.’..


Na abertura dos trabalhos que trecho da Bíblia é Lido? Declame-o.

REEA: é O Salmo 133.

Oh! quão bom e quão suave é que os Irmãos vivam em união!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes;
Como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre.

Rito Adonhiramita: abre o Livro no Evangelho de S. João, cap. 1: 6-9:
'Houve um homem enviado por Deus, que se chamava João. Este veio por testemunho da Luz, a fim de que todos cressem por meio dela. Ele não era a Luz, mas veio para que desse testemunho da Luz. Era a Luz verdadeira, que alumia a todos os homens, que vêm a este mundo'.

Rito Brasileiro: Orador abre no Salmo 133 e faz a leitura do primeiro versículo: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmos vivam em união!”


Que objetos devem estar sobre o Altar dos Juramentos?

Geralmente sobre o Altar dos Juramentos devem estar o Livro da Lei, um Esquadro com seus ramos voltados para o Oriente e um Compasso aberto com as pontas voltadas para o Ocidente. O Livro da Lei regula a nossa conduta no Lar, no Trabalho e na Sociedade; o Esquadro símbolo de Retidão nos ensina a permanecermos fiéis para com os nossos semelhantes; e o Compasso, que representa a Justiça – ensina onde começam e onde terminam os nos direitos. Vamos ver Rito a Rito:

REEA: o Altar dos Juramentos é uma pequena mesa triangular ou uma pequena coluna de aproximadamente um metro, em cima ficam o Livro da Lei (Bíblia), um Esquadro e um Compasso. Lembrando que o iniciando tem o direito de prestar os Juramentos que a Ordem exige, sobre o Livro Sagrado de sua Crença, porém sem que a Bíblia seja retirada do Altar.

MODERNO: O Rito Moderno é tolerante, imparcial, respeitoso e neutro, quanto à exigência, para a crença em um Deus revelado, ou Ente supremo, simplesmente pelo respeito ao modo de pensar de cada individuo ou irmão. Porém no Brasil atendendo Decreto do GOB, aceita a Bíblia fechada em cima da mesa e simétrica ao Venerável Mestre, junto a uma espada Maçônica, de lâmina reta, bem como RGF, Estatuto Interno e Regimento Loja e Ritual. No Rito não tem o Altar dos Juramentos, mas sim o Triangulo dos Compromissos, sob o mesmo deverá estar a Constituição do GOB, Compasso e Esquadro com posição conforme o Grau dos Trabalhos.

ADONHIRAMITA: A frente do Altar ou mesa do Venerável, no Oriente existe um Altar triangular, denominado Altar dos Juramentos, sobre o qual há uma Bíblia, um Esquadro e um Compasso.

BRASILEIRO: A frente do Altar do Venerável e no oriente existe o Altar dos Juramentos (ou dos Compromissos), mesa triangular, adornada com toalha bordô, ornada com franjas douradas, sobre a qual ficam o Livro da Lei, (Bíblia Sagrada), Esquadro e Compasso, esses abertos em 45º, mais a Espada Flamejante com o punho voltado para o sul e três castiçais. (lembrando que o candidato pode prestar o juramento segundo sua crença, sem que a Bíblia seja retirada do altar).

YORK ou EMULAÇÃO: Não tem Altar de Juramentos e ou Compromissos. A Bíblia Sagrada fica no Altar do Venerável Mestre à sua esquerda, que é aberta pelo Capelão ou o Venerável Mestre anterior, após o esquadro e compasso com as pontas do compasso e ângulo do esquadro voltado para o Venerável.

SCHRÖDER: A Bíblia fica fechada sobre o Altar do Venerável, sobre ela o Esquadro como vértice voltado para o Ocidente e o compasso, aberto em ângulo reto, cujas pontas ficam para o Ocidente. Na Iniciação, é colocado diante do Altar um banquinho para o Compromisso.

RER: A Bíblia, aberta o Novo Testamento, no 1º Capítulo do Evangelho de São João, sempre e em qualquer simbólico do RER, fica a frente do Venerável Mestre, com uma espada transpassada (inclinada da esquerda para direita e com a ponta dirigida para o exterior do Altar), é o Ven.'. Mestre quem coloca a espada sobre a Bíblia, que já se encontra aberta. Esquadro e Compasso ficam as esquerdas da Bíblia, entrelaçados sempre, em braço direito do compasso sobre o esquadro, pontas do esquadro voltadas para o oriente, idem para o ângulo do compasso.


Quais os instrumentos sobre o Livro da Lei? E o que representam?

Verificar analise anterior, porém na maioria sobre o Livro da Lei ficam o Esquadro e o compasso.

ESQUADRO: Resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da retidão e também da ação do Homem sobre a matéria e da ação do Homem sobre si mesmo. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas ações pela linha e pela régua maçônica.

Emite a ideia inflexível da imparcialidade e precisão de caráter, simboliza a moralidade.

COMPASSO: símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto).




Nenhum comentário:

Postar um comentário