quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS II - Como é a decoração da Loja, quanto ao Oriente?

Como é a decoração da Loja, quanto ao Oriente?
Analisando as plantas dos Templos constantes nos Rituais pertencentes aos Ritos Escocês A.’.A.’., Moderno, Adonhiramita e Brasileiro, constata-se em todos temos no oriente o seguinte: No centro próximo a parede e sobe três degraus uma mesa na forma de um paralelogramo (Altar), contendo três cadeiras, sendo destinada ao Venerável, a da direita dele ao Grão Mestre Geral ou seus substitutos, a da esquerda destinada ao Grão Mestre do Grande Oriente ou seus substitutos. Em comum na frente dessa mesa na parte central entre ela e a balaustrada uma mesa de aproximadamente um metro de altura, triangular denominada de Altar dos Juramentos ou Altar dos Compromissos ou Triangulo dos Compromissos, conforme o Rito. Tem-se ainda duas mesas próximas a balaustrada, uma a direita e outra à esquerda do Venerável, destinadas ao Orador e ou Secretário. Na maioria dos Ritos temos no fundo e laterais a direita e esquerda do Venerável, cadeiras destinadas as autoridades e Mestres Instalados. Na maioria dos Ritos próximo a balaustrada e degraus de acesso temos a direita do Venerável uma cadeira destinada ao Porta Bandeira e a esquerda ao Porta Estandarte. O Pavilhão Nacional fica no fundo do Oriente, à direita do Venerável no mesmo patamar da Mesa e a sua direita a Bandeira do Grande Oriente Estadual. A esquerda do Venerável temos a Bandeira do GOB e a sua esquerda o Estandarte da Loja, simetricamente ao Pavilhão Nacional. A critério da Loja poderão estar expostas as Bandeiras do Estado e do Município, as quase são posicionadas, respectivamente, a do Estado à esquerda da Bandeira Nacional e a do Município à esquerda do Estandarte da Loja. (Nos Templos do GOB localização é idêntica para todos os Ritos)
Alguns Ritos tem o Altar dos Perfumes que localiza-se, na estrema esquerda da mesa do Venerável, abaixo dos degraus e a frente do Altar dos Juramentos. O Oriente como dito anterior é um dos terços do paralelogramo separado do Ocidente por uma balaustrada, possuindo acesso por três ou quatro degraus conforme o Rito. Alguns Ritos têm algumas particularidades.
REAA: A mesa de forma retangular ou Trono do Venerável fica sob um dossel vermelho com franja de ouro, em um estrado de três degraus, possui um castiçal de três lâmpadas, sendo acessa somente a central, um malhete, a Espada Flamejante, um exemplar do Ritual, a Constituição, o Regulamento Geral da Federação e o Regimento Interno da Loja. Do lado direito da mesa do Venerável abaixo dos degraus tem uma cadeira destinada ao 1º diácono e a esquerda uma cadeira destinada ao Porta Espada. O Orador senta-se na mesa em forma de paralelogramo existente no lado norte ou direita do Venerável e o Secretario na da esquerda. Na parede do fundo, atrás da cadeira do Venerável existe um painel, onde estão representados os astros do dia e da noite (Sol e Lua), ficando à direita do Venerável o Sol e a esquerda a Lua, em quarto crescente, entre eles o Delta Luminoso em fundo dourado.
MODERNO: A mesa do Venerável tem local e semelhança ao descrito REAA, porem possui na parte central um Esquadro, ao lado esquerdo o Painel do Grau e a direita a Carta Constitutiva. Também sobre a mesa temos os mesmos objetos que existem no REAA, porem a espada é a Espada Maçônica, de lamina reta, bem como o Livro da Lei, que estará em posição simétrica à do Venerável Mestre e na extremidade oposta da Mesa. Na parede de traz a cadeira do Venerável e acima, existem um triangulo equilátero, luminoso, com um olho esquerdo ao meio, chamado Triangulo Radiante. A esquerda haverá um Sol, e a direita a Lua. A frente da mesa do Venerável uma mesa triangular denominada Triangulo dos Compromissos, que conterá Constituição do Grande Oriente do Brasil, sobre o qual se posicionará o Compasso e o Esquadro. No 1º Grau o esquadro estará superposto ao Compasso, com as pontas, semiaberto, voltadas para o Ocidente e o Esquadro para o Oriente. As mesas do Orador e Secretário são em forma triangular, ficando o Secretário a direita e o Orador a esquerda do Venerável (posições opostas ao REAA). O Porta Bandeira senta-se no Oriente atrás do Secretário e o Porta Estandarte, atrás do Orador.
ADORNHIRAMITA: No eixo principal do Templo, ao fundo do Oriente, sobre uma plataforma, que se tem acesso através de três degraus estão localizados o Trono de Salomão (uma cadeira) e o Altar do Venerável Mestre ou Altar da Sabedoria (mesa retangular). Possui a Joia do Venerável gravada na parte frontal. Sobre a mesa existe um castiçal de três luzes, que deverá ter VELAS DE CERA PURA DE ABELHA colocada na parte central, os demais braços sem nada, um malho, a Espada Famígera (com o punho voltado para o Sul), um esquadro, uma naveta contendo incenso de benjoim ou de rosa, a Constituição (estatuto) do GOB, o RGF, o Estatuto da Loja e Regimento Interno, além do Ritual do Grau. A direita e esquerda do Trono de Salomão cadeiras destinadas as autoridades também previstas nos ritos anteriores. Sobre o Altar do Venerável Mestre existe um dossel, de tecido azul-celeste com franjas de ouro; atrás do Trono de Salomão existe na parede um retábulo (Significado de Retábulo - s.m. Construção de madeira ou pedra, em forma de painel e com lavores, que se coloca na parte posterior dos altares e que é geralmente decorada com temas da história sagrada ou retratos de santos) contendo o Delta Rutilante em sua parte central superior, com um olho no centro, existindo ainda o Sol à direita e a Lua à esquerda, entre eles assete estrelas da Constelação das Plêiades. Entre a frente do Altar do Venerável Mestre dos degraus de acesso ao Oriente tem uma mesa triangular denominado de Altar dos Juramentos, sobre ele devem estar a Bíblia, um Esquadro e um compasso. Entre esses dois altares existe um Altar (triangular) contendo a Chama Sagrada ou Fogo Eterno; a sua esquerda na mesma linha, outro Altar (triangular) denominado Altar dos Perfumes, contendo um turibulo, um acendedor com abafador e fósforos.
No fundo e laterais direitas e esquerda do Altar do Venerável (mesa do Venerável), abaixo dos degraus existem uma ou duas filas de cadeiras destinadas às autoridades maçônicas. Existe uma cadeira em frente ao Pavilhão Nacional destinada ao Porta Bandeiras e uma em frente ao Estandarte da Loja destinada ao Porta Estandarte (respectivamente à direita e esquerda da mesa do Venerável). A mesa retangular do Secretário fica próximo a balaustrada no lado direito da mesa do Venerável e a do Orador a esquerda.
RITO BRASILEIRO: O Altar do Venerável (mesa de tampo retangular ou hexagonal) fica centralizado e ao fundo do Oriente, sobre uma plataforma que se tem acesso através de três degraus. A poltrona do Venerável chama-se Sólido do Venerável ou Trono, que tem altura de 1,20 m, existindo duas outras mais baixas, destinadas as autoridades previstas nos demais Ritos. No fundo em ambos lados e no mesmo nível do Altar do Venerável Mestre existem cadeiras destinadas as autoridades à direita e a esquerdas aos Mestres Instalados. Sobre o Altar do Venerável existe um candelabro de três braços, com três focos de luz acesos durante todas as sessões ordinárias. Na frente, tem-se gravado a imagem de um Esquadro. Sobre o Altar do Venerável existe um dossel, adornado bordo e franjas douradas, sustentado por duas meias colunas de ordem compósita. Sob o dossel no alto, à esquerda existe a Estrela Flamejante, com a letra G no centro. Na frente do Altar do Venerável sobre o último degrau devem estar a Carta Constitutiva da Loja e a sua direita a Chave do Alfabeto Maçônico. Na frente do Altar do Venerável abaixo dos degraus e no centro do Oriente, tem-se o Altar dos Juramentos (ou dos Compromissos), mesa de tampo triangular, adornada com toalha o forro bordô, com franjas douradas, sobre o qual ficam o Livro da Lei (Bíblia Sagrada), Esquadro e Compasso (aberto em 45º), a Espada Flamejante com o punho virado para o Sul e três castiçais. A direita do Altar dos Juramentos, um pouco mais próximo ao Altar do Venerável, fica o Altar dos Perfumes, também na forma triangular. À direita do Altar dos Juramentos, mais próximo ao Altar do Venerável à esquerda tem-se a Estátua de Minerva (Sabedoria, Sapiência) sobre uma coluna jônica de cor vermelha. Abaixo do dossel, na parede de fundo do Oriente, tem um retábulo, na cor azul marinho, pode ser pano ou pintado na parede, contendo o Delta Luminoso, com a letra hebraica IOD inscrita no centro, abaixo do Delta a Lua Minguante (norte), o Sol (sul) e a constelação do Cruzeiro do Sul no centro. Próximo a balaustrada, à direita do Venerável tem a mesa do Orador, em frente a ela e a esquerda do Venerável a mesa do Secretário, ambas na forma retangular.
YORK e ou EMULAÇÃO: Analisando a planta do Templo do Ritual do Rito de York, verifica-se que o mesmo é da forma de um paralelogramo, porém sem divisões ou degraus. A mesa (pedestal) do Venerável Mestre fica no Oriente, na parte central, com quatro cadeiras a central pertencente ao Venerável Mestre, a da sua direita destinada ao Grão Mestre, da sua esquerda ao Past Mater imediato e a esquerda desse ao Capelão. De ambos lados a mesa do Venerável temos duas colunas de cadeiras destinadas à direita da mesa às Autoridades (GOB, GOSP e Visitantes), à esquerda aos Past Master da Loja. No fundo temos as Bandeiras conforme demais Ritos.
SCHRÖDER: Analisando a planta do Templo do Rito Schröder temos que o mesmo está disposto em um só plano, bem como inexiste a separação entre Oriente e Ocidente. No Oriente temos o Altar do Templo (mesa do Venerável) revestido de azul-claro, atrás do Altar temos duas cadeiras, sendo a central destinada ao Venerável Mestre e a sua direita ao Grão Mestre Geral ou seus representantes e a da esquerda destinada ao Grão Mestre Estadual ou a seus representantes, na ausência desses será ocupada pelo Mestre Instalado anterior. Nos dois lados do Altar com frente para o Ocidente tem cadeiras destinadas aos Oficiais visitantes e Mestres Instalados. Sobre o Altar tem a Bíblia fechada, sobre ela o Esquadro com vértice voltado para o Ocidente, e o Compasso, aberto em ângulo reto, com as pontas voltadas para o Ocidente e encobertas pelo Esquadro; o Ritual, o Malhete, uma vela pequena, para acender as demais velas. (Nos casos de iniciação é colocado um banquinho na frente da mesa. Se o não houver lugar suficiente no Oriente, os irmãos deverão ocupar a primeira fileira do lado Sul.
RER: Analisando Ritual do Grau de Aprendiz e planta do Templo tem-se que no Oriente existe um dossel na cor azul, com galão ou franjas de ouro, que pode estar preso a parede oriental. O Altar e a cadeira do Venerável Mestre devem estar em um estrado de levado de três degraus e sob o dossel, a uma distância conveniente da parede oriental, para que possa ser realizada as viagens atrás da cadeira. Em ambos lados da cadeira do Venerável existem outras duas cadeiras. Sobre o altar deve existir um candelabro de ouro com três braços com velas brancas, a Bíblia aberta no I Capitulo do Evangelho de São João, um compasso e esquadro entrelaçados, uma trolha, um malhete e o Ritual do Grau, a Espada sobre a Bíblia, inclinada a esquerda para a direita e com a ponta dirigida para o exterior do Altar.
Na parede oriental de cor azul, à uma altura aproximada de 6 pés ou 1,9 mts. acima do estrado e abaixo do dossel, deve figurar um triangulo, com raios de luz emanando dos 3 lados, com a inscrição ET TENEBRAE / EAM NOM / COMPREHENDERUNT, sendo a última expressão na base do triangulo. Na frente do altar deve figura o quadro móvel do Grau. O de Aprendiz é uma coluna partida e truncada pelo cimo mas firme na base, com a inscrição: ADHUC STAT. Ao pé do Altar (no terceiro Grau) deve estar uma almofada de pano azul, com galão de ouro, e com um esquadro no meio, em galão de ouro.
Nos dois lados dos degraus do Altar e um pouco a frente, temos duas mesas retangulares, uma à direita destinada ao último Ex-Venerável Mestre da Loja e outra à esquerda destinada para o Irmão Orador. Se o espaço permitir essas mesas podem ficar no mesmo nível do tablado do Altar do Venerável Mestre. Abaixo do tablado e ao lado dos três degraus, tem-se a Pedra Bruta a direita e a Pedra Cúbica a esquerda.
Atrás e dos dois lados do Altar (ou mesa do Venerável) existem dois tablados colados na parede Oriental, com dois degraus, sendo que o mais elevado é destinado aos Grandes Dignitários e Grandes Oficiais, Deputados, isto é, altas autoridades; no inferior terá lugar os Veneráveis Mestres em exercício nas Lojas Regulares, ficando vazios no caso de inexistir Irmão com as dignidades e títulos requeridos. Na planta do Templo inexiste lugar para o Pavilhão Nacional, porém lendo instruções Entrada do Pavilhão Nacional temos: ´... enquanto o Ir.’. designado Port.’. Band.’., entrando pelo lado do Secr.’., no Or.’., coloca o Pavilhão Nacional, no seu pedestal, à dir.’. do VM.’., na mesma altura do piso do Alt.’. da Sab.’. e ocupa o seu lugar.”
NOTA: Em cima e a frente do estrado do trono, em dias de recepção, deve existir um transparente, com letras grossas e fundo negro, com a palavra JUSTIÇA, que será iluminado no mesmo tempo da Loja.

Sobre o Altar do Venerável tem um Candelabro de três braços em forma de triangulo. Sobre os tocheiros de SE, SW e NW, que materializam, simultaneamente, os três pilares, a Sabedoria, a Beleza e a Força, existem uma vela em cada, portanto existirão Nove Luzes Rituais, considerando as do Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário