quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS XIII - Câmara de Reflexão ou Preparação

Para que serve a câmara de reflexão?
O primeiro contato do candidato é na câmara de reflexão, local em que é realizada a Prova da Terra e ele faz seu Testamento. Permite ao candidato meditar, acessando a sua própria alma e a sua consciência. A meditação é o caminho que leva o homem a um reencontro consigo mesmo. A Prova da Terra simboliza uma viagem ao interior da terra; túmulo que marca a morte do profano e o renascimento de um novo homem que, através dos ensinamentos e mistérios, desbastando a pedra bruta buscará o aperfeiçoamento moral e intelectual.

O que significam o crânio humano ou esqueleto, o galo, a ampulheta, junto com as palavras Vigilância e Perseverança na Câmara de reflexão?
O crânio ou esqueleto sempre serviu para experimentar a coragem do candidato, sua presença hoje em dia serve para indicar o termo fatal de todos os membros da humanidade, independente da faixa social e ou intelectual. A ampulheta, com a areia escoando, mostra o tempo, já o galo é o símbolo da vigilância, mostrando ao candidato que sempre deverá estar vigilante, no papel que tem na sociedade, bem como que o tempo não para.


Qual o significado filosófico da Câmara de Reflexão no processo de iniciação?
É a prova da Terra, significa a viagem interior, através da meditação, representa a morte do neófito para o mundo profano e o renascimento para uma nova vida, a vida maçônica.
A Câmara de reflexão é também o símbolo manifesto de um estado de consequência equivalente, mas seu simbolismo não para aí. É considerada como uma descida aos infernos, ou seja, aos lugares inferiores, visto que, na Câmara de reflexão o neófito é obrigado a descer em si mesmo, entregando-se a uma introspecção muito importante.
Trata-se, portanto de um recuo, de um retrocesso ou reflexão em si mesmo. Isso levou o simbolista francês Presigout a preferir dar a esse local a denominação de Câmara de Reflexão, porque, diz ele, o profano não se entrega a reflexões, mas opera sobre si mesmo uma reflexão, no sentido de “inversão”, para poder nascer de novo.

Como é a Câmara de Reflexão ou sua correspondente nos Ritos praticados pelo GOB?
REAA: Câmara de Reflexão é o lugar onde o candidato é recebido antes de ser introduzido no Templo.
Não pode receber luz exterior, iluminada por uma única fonte de luz, paredes pretas e pintadas com emblemas fúnebres. Deve ter um esqueleto ou, pelo menos, um crânio, um pedaço de pão, água, sal, enxofre, mercúrio, uma cadeira, uma mesa, campainha, papel e caneta. Sobre a mesa existe um galo e uma ampulheta, debaixo do galo as palavras “Vigilância e Perseverança”.
Nas paredes devem existir as inscrições:
             “Se a curiosidade aqui te conduz, retira-te”,
             “Se queres bem empregar a tua vida, pensa na morte”,
             “Se tens receio de que se descubram os teus defeitos, não estarás bem entre nós”,
              “Se és apegado às distinções mundanas, retira-te, nós aqui, não as conhecemos”,
              “Se fores dissimulado, serás descoberto” e
               “Se tens medo, não vás adiante”.
Também e o local que o candidato faz seu Testamento e responde ao questionário próprio.
MODERNO: É o local onde o candidato fica recolhido antes de entrar no Templo, não deve receber luz exterior, será iluminada por uma lâmpada fosca, decoração simples e austera, sem afetar o aspecto aterrador. Deverá possuir apenas uma mesa com uma cadeira rustica, sobre a mesa pão e água, formulário caneta e uma campainha. Também deverá ter um esqueleto humano ou um crânio e uma ampulheta. Nas paredes inscrições idênticas ao REAA. Haverá um Questionário e Testamento a ser respondido pelo candidato.
ADONHIRAMITA:   Decoração e materiais idênticos ao Rito Moderno, acrescido de enxofre e sal, frases semelhantes a todos os Ritos. Testamento a ser preenchido. Haverá também a Cena de Traição com Irmão previamente designado.
BRASILEIRO: Local onde o candidato é recebido, não deve possuir luz do exterior, sendo iluminada por uma lâmpada, deve possuir decoração simples, mesa e cadeira, sem afetar o aspecto aterrador; sobre a mesa deve haver papel, caneta e uma campainha, um esqueleto ou pelo menos um crânio, uma ampulheta e a figura de um galo. Sobre a ampulheta a palavra “Perseverança” e sob o galo a palavra “Vigilancia”, impresso apresentando os Capítulos I e II da Constituição do GOB, nas paredes frases alusivas a Deus, morte, maçons, curiosidade, pátria.
YORK ou EMULAÇÃO: No Ritual do GOB não consta a existência de Câmara de Reflexão quando da iniciação.
SCHRÖDER: O Rito prevê duas salas sendo: SALA DE PREPARAÇÃO é onde o Garante (Padrinho) conduz o Candidato, deve ter uma mesa com material para escrever, uma cadeira e um quadro com as frases mostrando que não se deve ser curioso, que deve confiar e mudar erros do passado, que não terá vantagens pecuniárias, confiança e coração livre, frases essas buscar no Ritual do Grau.
            Também tem uma “Câmara Escura” anexa à Sala de Preparação, revestida de preto, com uma mesa e uma cadeira. Sobre a mesa encontram-se: Material para escrever, folha com timbre da Loja, contendo perguntas ao Candidato, uma caveira, ao lado de uma vela e uma campainha, com três adágios ou frases penduradas na parede, vide Ritual, alusiva a cautela, verdade e comando da razão.

RER: Segundo Ritual do RER o candidato é recebido na CÂMARA DE PREPARAÇÃO, que é uma sala com chaminé ou lareira, para aquecer o candidato na época de frio (hoje temos ar condicionado), afastada das salas da Assembleia, que não possua nenhum barulho a atrapalhar o candidato, inclusive é colocado um Irmão Guarda na porta para impedir barulho e avisar que ali está encerrado um candidato. Sala com janelas fechadas, iluminada por uma única lâmpada, possuindo dois quadros um sobre o outro na parede, existindo no primeiro um escrito em letra de ouro ou em amarelo, sobre fundo negro, “Nesta aparente solidão não creias estar sós!”, “Estás para isso bem decidido?”, “Medita e escolhe”, com as frases de esclarecimento. Já no segundo quadro, atrás do primeiro, em fundo negro, contem uma caveira em prata, a cima da caveira que sobrepõe duas tíbias em aspas, estará escrito em prata: “Acabas de te submeter à Morte” e em baixo “A vida estava profanada mas a more resgatou a vida”. Haverá ainda na Câmara sobre uma mesa a Bíblia, com o Antigo e Novo Testamentos, caneta e papel, uma campainha e um quadro com as três perguntas preparatórias da Ordem, um pano fino, para vendar os olhos do candidato quando for oportuno, uma caixa com fechadura, para guardar as joias e metais, um jarro de água e uma toalha. Perguntas essas, vide Ritual, porem que aborda a existência de um Deus, questionamento sobre Virtude relacionada a Deus, Religião e semelhantes e por fim as necessidades dos homens. Ao candidato será entregue também uma folha, para que coloque seu nome de batismo e de família, idade, local de nascimento, domicilio Religião, estado civil, e nome de batismo do pai. Já no subitem 3.2.1 – Entrada do Candidato na Câmara de Reflexões do Ritual, verifica-se que Câmara de Preparação e Reflexão são a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário