quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS III - Como é a decoração da Loja, quanto ao Ocidente?

Como é a decoração da Loja, quanto ao Ocidente?
REAA: O Ocidente corresponde aproximadamente 2/3 do quadrilongo que é a forma do Templo, situa-se entre a balaustrada e a porta de entrada. Existem as Colunas do Norte e Sul, colunas estas a direita e esquerda do Venerável Mestre, quando sentado no Trono.
Doze colunas zodiacais estão dispostas seis no norte e seis no sul. Próximo a Coluna do Norte e porta de entrada, sob um estrado sobre dois degraus, existe uma mesa retangular, destinada ao 1º Vigilante, com um Nível aplicado na parte frontal. Na região mediana da Coluna do Sul, junto a parede temos outra mesa retangular, essa destinada ao 2º Vigilante, que terá gravado na frente um Prumo. Sobre essas mesas que são os Altares dos Vigilantes deve existir um candelabro de três luzes, acesa somente a central, um Malhete e o Ritual do Grau. Encostado na balaustrada, próximo a mesa do Orador ao Norte, tem a mesa do Tesoureiro, decorada com sua joia, na sua frente uma cadeira destinada ao Hospitaleiro. Simetricamente, agora no Sul outra mesa destinada ao Chanceler, também com a joia do cargo na parte frontal. Na sua frente haverá uma cadeira destinada ao Mestre de Cerimônias.
No lado Norte e Sul devem ter cadeiras, no sentido longitudinal, tantas fileiras quanto o espaço comportar, para que os membros possam sentar, são as Coluna do Norte e Coluna do Sul. No centro do Ocidente fica o Painel do Grau. No Sudeste do deve ficar o Mar de Bronze. O Pavimento Mosaico (piso nas cores preta e branca) pode ser o piso total do Templo, ou um retângulo na parte central. A Pedra Bruta (contendo um maço e um cinzel) fica em frente da mesa do 1º Vigilante e a Pedra Cubica na frente da mesa do 2º Vigilante. Pendente do teto ao Sul e acima da mesa do 2º Vigilante, existe a Estrela de 5 pontas com a letra “G” no centro. Do lado direito (de quem olha para o Oriente) da mesa do 1º Vigilante, existem três cadeiras, uma próxima a porta de entrada, destinada ao Cobridor Externo, a da frente deste, destinada ao 2º Diácono e a frente deste destinada ao 1º Experto, simetricamente no lado Sul temos uma destinada ao 2º Experto, sendo que ao Sul próximo a porta de entrada temos uma cadeira destinada ao Cobridor Interno. O Mestre de Harmonia fica no Sul próximo a parede da entrada. O Bibliotecário senta ao Norte no lado direito do Hospitaleiro, já o Arquiteto senta no sul no lado do Mestre de Cerimônias, tendo o Mestre de Banquete ao seu lado. As cadeiras da fileira próxima a parede, no lado norte são destinadas aos Aprendizes, idêntico no sul que são destinadas ao Companheiro, sendo que os Mestres podem sentar em qualquer lugar que assim desejar. O piso do Ocidente tem um pavimento quadriculado, idêntico a um tabuleiro de xadrez, quadrados pretos e brancos, sendo que a borda deverá ser denteada, denominado Pavimento Mosaico.
MODERNO: A porta de entrada esta oposta ao Oriente, de cada lado e no interior do Templo existe uma coluna oca, bronzeada da ordem egípcio-babilônica, sendo que a do lado esquerdo de quem olha para o Oriente está gravado a letra “J” e a da direita está gravado a letra “B”. A mesas dos Vigilantes no formato triangular ficam nos extremos das colunas do Norte e do Sul, ambas voltadas para o Oriente. O 1º Vigilante fica no Sul, tendo a sua frente a Pedra Cúbica Polida, já o 2º Vigilante fica no Norte, tendo a sua frente a Pedra Bruta, um Cinzel e um Maço.
A Sudeste próximo a balaustrada, na Coluna do Sul existe uma mesa triangular, com respectiva cadeira para o Tesoureiro, simetricamente ao Nordeste, na Coluna do Norte, existe uma mesa triangular com respectiva cadeira para o Chanceler. Na Frente do Chanceler fica uma cadeira para o Mestre de Cerimônias e na frente do Tesoureiro uma para o Hospitaleiro. O 1º Experto tem acento à esquerda do 1º Vigilante e o 3º Experto, logo atrás do 1º Experto, ficando o 2º Experto à direita do 2º Vigilante. Na linha do Equador, em direção ao Venerável senta o Cobridor. O Arquiteto senta na primeira fileira do lado direito do Mestre de Cerimônias, já o Mestre de Banquetes e Bibliotecário senta no sul próximo ao Tesoureiro. O Mestre de Harmonia senta no norte próximo à parede ocidental. A última bancada do norte é destinada aos Aprendizes e no sul aos Companheiros. Os Mestres sentam em qualquer lugar do Ocidente.
ADONHIRAMITA: O Oc.’. é separado o Or.’.por uma balaustrada, no meio do piso Oc.’. existe um Pavimento Mosaico, composto por quadrados alternados nas cores branca e preta, cercados pela Orla Denteada azul-celeste, formada de mosaicos azul e branco, no eixo do pavimento figuram as letras correspondentes aos quatro pontos cardeais, ficando na parte Or.’. o Painel de Aprendiz, com a frente voltada para o Oc.’.. O piso restante do Oc.’. é formado por quadrados branco e preto. Próximo a balaustrada parte norte ou esquerda de quem entra tem uma mesa triangular destinada ao Chanceler e simetricamente no lado Sul outra destinada ao Tesoureiro. O Mestre de CCer.’. senta-se do lado direito do Chanc.’. e o Hosp.’. do lado direito do Tes.’.. As CCol.’. J e B ficam no interior do Templo próximo à porta de entrada, sendo a primeira a esquerda e a outra a direita de quem entra, ou seja no Norte e Sul respectivamente. Na frente da Col.’. J existe uma mesa triangular sobre um degrau destinada ao 2º Vig.’. (norte) e na frente da Col.’. B outra sobre dois degraus destinada ao 1º Vig.’. (sul). Sobre cada altar existe um malhete e um castiçal de três luzes (apenas uma é acessa no momento apropriado) e um ritual do Gr.’..
Dispostos ao longo das paredes do N.’. e S.’. existem acentos destinado aos AApr.’. e CComp.’. (AApr.’. sentam no N.’. e CComp.’. no S.’.), na frente destes, em ambos lados, acentos destinados aos MMestr.’.. Os demais OOfic.’. tem acesso conforme disposto: M.’. BBaq.’. lado direito pouco atrás do Hosp.’., simetricamente do outro lado o Bibl.’. senta-se a direita e atrás do Mestr.’. CCer.’., já o Arq.’. senta-se na frente do triangulo do 2º Vigilante, tendo a sua esquerda a Pedra Bruta, um maço e um cinzel; o 2º experto senta-se a frente do triangulo do 1º Vig.’. (lado sul), possuindo a sua direita a Pedra Polida. O Mest.’. de Harm.’. senta-se no lado sul próximo a porta de entrada do Oc.’.. Entre a Col.’. J e a porta de entrada, deve existir um Tímpano ou sino. O Átrio fica antes da porta de entrada, sendo que a sala dos passos perdidos fica antes do átrio.
BRASILEIRO: A porta de entrada situa-se no centro da parede do Ocidente, deve existir uma pequena abertura que permita ao Cobridor Interno observar, discretamente o Átrio ou Vestíbulo. Não possui janelas e ou outras aberturas. De ada lado da porta de entrada, no interior do Templo, encostadas na parede, temos duas Colunas ocas, bronzeadas, com um capitel suportando três romãs, na coluna à direita da entrada, ou a do Sul, tem gravado a letra B, e na da coluna esquerda ou norte, a letra J. A Coluna da esquerda ou que contém a letra B é rematada por uma esfera celeste e a outra por uma esfera terrestre.
Na frente da Coluna J sob um estrado de dois degraus, tem-se o Altar do 1º Vigilante – mesa de tampo triangular, ornada com um candelabro de três braços, onde os dois focos de luzes laterais, deverão estar acessos durante todas as sessões ordinárias, na face central altar temos gravado um Nível. Na parte média do Sul, idêntico ao primeiro, tem o Altar do 2º Vigilante, sobre estrado de um degrau, também ornada com um candelabro de três braços, sendo que o foco de luz central deverá permanecer aceso durante todas as sessões ordinárias, tampem existem um pequeno sino. Na face central do altar temos gravado um Prumo. Essas mesas ou altares são cobertos por toalhas na cor bordô, com franjas douradas. As mesas do Orador e Secretário no Oriente, (Orador lado Norte e Secretário lado Sul) bem como as do Tesoureiro e Chanceler no Ocidente (Tesoureiro lado Norte e Chanceler lado Sul), tem tampos retangulares, também cobertos com uma toalha bordô com franjas douradas, possuindo em cada uma um foco de luz. À esquerda e um pouco atrás do Altar do 1º Vigilante, fica a Estátua de Hércules (Força ou Salus), sobre uma coluna dórica de cor cinza, já a esquerda e ao pé do Altar fica a Pedra Polida, à esquerda e ao lado do Pedestal do 2º Vigilante, fica a Estátua de Vênus (Beleza ou Stabilitas), a direita do Altar a Pedra Bruta. No sudeste próximo ao Oriente, deve estar o Mar de Bronze. No centro do Ocidente tem a representação do Pavimento Mosaico, sem a orla denteada, na proporção de um metro de largura por dois de comprimento, sendo que os ladrilhos pretos e brandos de 15 x 15 cmts, devem ser dispostos alternadamente. O Painel do Grau deve ser colocado no terço mais próximo da Balaustrada. Nos extremos do Pavimento Mosaico, nos extremos dos eixos principais, existem as letras correspondentes aos quatro pontos cardeais. O Ocidente é dividido do Oriente pela Balaustrada, sendo que o acesso ao Oriente é feito por intermédio de quatros degraus.
Sobre os frisos, próximos ao teto, no Ocidente e no Oriente, temos a corda de 81 nós, terminando por duas borlas pendentes em cada lado da porta do Ocidente.
Antes das sessões ordinárias, todas as luzes do Templo devem ser acesas, inclusive as dos candelabros existentes nas mesas do Venerável Mestre, que terá as três luzes acessas, 1º Vigilante as duas laterais acessas e do 2º Vigilante a luz central acesa. As almofadas, cortinas, assentos e encostos das cadeiras devem ser na cor bordô. Acompanhando as paredes Norte e Sul tem bancos ou cadeiras. Os Aprendizes sentam-se no topo da coluna Sul, os Companheiros no Norte e Mestres sentam-se tanto no Norte ou Sul.
A movimentação é feita obedecendo-se o sentido horário. A Saudação é feita toda vez que o maçom cruze o eixo norte-sul do Templo, junto à Grade do Oriente, bem como entram ou saem do Oriente.
YORK ou EMULAÇÃO: Analisando a planta constante das págs. 10 e 11 o Ritual 1º Grau Cerimônias Aprovadas do Rito de York, ed. 2009 GOB, verifica-se que o Templo tem a forma de um quadrilongo, inexiste a balaustrada. A porta de entrada situa-se no NO (noroeste), existindo na entrada parte interior, duas Colunas, ou seja, do lado esquerdo de quem entra, fica a Coluna contendo a letra J, encimada por um Globo Celeste e do lado direito de quem entra uma Coluna contendo a letra B, encimada com o Globo Terrestre. Bem no centro da parte Ocidental, próximo a parede tem uma mesa quadrangular com uma cadeira ou trono destinada ao Venerável Mestre, no seu lado direito uma cadeira destinada ao Grão Mestre, já no seu lado esquerdo duas cadeiras, sendo a primeira ao Past Master Imediato e a seguinte ao Capelão. Próximo a parede no lado direito do Mestre da Loja temos a Bandeira Nacional e a sua direita a do Estado, no lado direito do Mestre da Loja ficam a Bandeira do GOB e Oriente Estadual. No lado direito do Venerável Mestre temos uma ou duas fileiras de cadeiras, voltadas para o ocidente, destinadas as Autoridades (GOB, Estaduais e Visitantes), já de forma idêntica no seu lado esquerdo as destinadas aos Past Master da Loja. Na parte frontal e lateral direita da Mesa (Altar) do Venerável Mestre temos um Castiçal ou Vela. No centro da coluna Sul temos um pedestal ou mesa retangular com respectiva cadeira, destinada ao 2º Vigilante, com um Castiça ou Vela no seu lado direito, já defronte a essa na Coluna Norte outra mesa destinada ao Secretário, sendo quedo lado esquerdo a esse uma cadeira destinada ao Assistente do Secretário e na direita do Secretário outra destinada ao Tesoureiro. Na Coluna Norte próximo a parede e ao Oriente temos cadeiras destinadas aos Visitantes (Past Master e V M), ao lado direito dessas cadeiras destinadas aos Mestres da Loja e Visitantes, temos ainda na primeira fileira e próximo ao Oriente cadeiras destinadas aos Aprendizes da Loja e ou Visitantes, no seu lado esquerdo a cadeira destinada ao 1º Diácono, com seu respectivo bastão, todas essas cadeiras voltadas para a Coluna Sul. Na Coluna do Sul próximo a parede e Oriente, temos cadeiras destinadas aos Companheiros, existindo outras quantas possíveis destinadas aos Mestres, já na frente e próximo ao Oriente, ficam as cadeiras destinadas ao Diretor de Cerimônias, Assistente do Diretor de Cerimônias, Esmoler e Mestre de Caridade, cadeiras essas voltadas para a Coluna do Norte. No centro da parte Ocidental junto a parede temos a mesa e cadeira destinada ao 1º Vigilante, com um Castiçal ou Vela no seu lado direito. Logo a direita do castiçal, fica a Tabua de Delinear. No lado direito do 1º Vigilante fica a cadeira destinada ao 2º Diácono e a sua direita mesa destinada ao Organista. No esquerdo do 1º Vigilante fica a cadeira destinada ao Guarda Interno, ficando o Guarda Externo fora do Templo. O Pavimento Mosaico fica no centro do Templo, sendo que no centro desse deve existir a letra G pendurada no teto da Loja. Segundo literatura a mesa do 2º Vigilante fica em cima de um estrado com um degrau, já o 1º Vigilante em cima de um estrado contendo dois degraus e o Mestre da Loja em um estrado com três degraus.
SCHRÖDER: Como já vimos na descrição do Oriente, que o Templo é, em princípio, em um só plano. No centro do Templo, fica o Tapete devidamente estendido, existindo em torno dele três colunas, com velas grandes, uma no Nordeste, outra no Noroeste e uma na metade da orla do Sul do Tapete. O 1º Vigilante senta-se junto a Coluna Nordeste, já o 2º Vigilante junto a Coluna do Sul. Longitudinalmente junto as paredes do Templo Norte e Sul, temos bancos ou cadeiras destinadas aos irmãos, sendo que na Loja de Aprendiz, os Aprendizes sentam-se na primeira fileira do Norte, próxima ao Tapete, é reservada aos Aprendizes. Na de Companheiro, aos Companheiros. Na de Mestre aos Mestres novos.
RER: No Ocidente temos duas Colunas a do Norte e do Sul, a extremidade da coluna do Norte, do lado do Oriente, ao pé dos degraus reservados aos Dignatários deve existir uma mesa e uma cadeira destinadas ao Irmão Secretário, a sua frente na extremidade da coluna do Sul de forma semelhante o Irmão Tesoureiro.
O Irmão Esmoler senta-se ao lado do Irmão Secretário e o Irmão Ecônomo ao lado do Irmão Tesoureiro, qualquer seja a sua categoria na Ordem, visto serem oficiais da Loja. Os Irmãos em todos os graus, sejam ou não membros da Loja, sentam-se em banquetas formando duas colunas uma ao Norte e outra ao Sul, seguindo a categoria do Grau, começando-se a formar as colunas do Oriente para o Ocidente, respeitando a hierarquia dos Graus. Nas extremidades das colunas do Norte e Sul, sentam se os Aprendizes e Companheiros, respectivamente, sempre seguindo a ordem de hierarquia, ou seja, os Aprendizes mais novos ficam próximo ao 2º Vigilante que tem acento na extremidade da Coluna do Norte e os Companheiros mais novos próximos ao 1º Vigilante que fica ao Sul, segundo planta as fls. 33, porém a subitem 1.5.2 do Ritual prevê que “Na extremidade ocidental da Coluna do Norte, uma pequena mesa onde se situará o 1º Vigilante e, do lado oposto, ficará o 2º Vigilante”. No subitem 1.5.2 – Posição dos Oficiais em Loja tem também: “Atras dos Mestres da Coluna do Norte sentar-se-ão os Aprendizes.” “Identicamente, atrás dos Mestres da Coluna do Sul ficarão os Companheiros”, nota-se que é idêntico o que mostra a Planta do Templo.
No meio da Loja tem o Pavimento Mosaico, de forma retangular e na proporção de 2 para 3. No seu centro o “Quadro da Loja”
O Irmão Mestre de Cerimonias senta-se um pouco atrás dos Vigilantes, de forma centralizada, sendo necessários também os Expertos que o assistirão.
A porta de entrada fica entre as duas Colunas, sendo a “J” a esquerda do lado dos Aprendizes, onde esses recebem seu pagamento e a outra do lado Sul ou dos Companheiros.
Sobre os Altares dos Vigilantes e do Secretário existe um Candelabro de um Braço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário